Prefeitura de Manaus constrói pontes de madeira no Jorge Teixeira

20/01/2023 16h26

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), concluiu na tarde desta sexta-feira, 20/1, a construção de duas novas pontes de madeira, com cerca de 15 metros de extensão cada, na rua Alto Paraíso, no bairro Jorge Teixeira 4, zona Leste da capital. As antigas pontes foram construídas há mais de 10 anos, nunca receberam manutenção e carregavam as marcas do tempo.

Os equipamentos públicos estavam sem estabilidade, com algumas madeiras podres e outras quebradas, colocando em risco o trânsito da população. Estas pontes eram os principais meios de acesso de aproximadamente 500 famílias que se arriscavam diariamente passando por elas.

Uma equipe de 18 servidores da Seminf foi destinada ao local e realizou a construção de dois novos equipamentos, devolvendo a segurança das pessoas que precisam se locomover pelas pontes.

Segundo o engenheiro responsável pela obra, Rômulo Guedes, a Seminf tem como prioridade o ir e vir da população em segurança. “Nossas equipes têm intensificado a construção de novas pontes em dezenas de comunidades, como determina o prefeito David Almeida e o secretário de obras Renato Júnior. Os antigos equipamentos estavam bastante deteriorados, sem condições alguma de revitalização. Construímos duas novas pontes, muito mais seguras para os moradores, devolvendo assim o direito de ir e vir da população”.

O morador Francisco de Assis, 69, lembra do risco que corria na travessia todos os dias e o alívio ao acompanhar a obra da Seminf. “Nós pedimos tanto às antigas gestões a reforma desta ponte que já tinha desistido. Só um homem como o David Almeida para fazer melhor. Em vez de reformar, ele mandou fazer as duas novas e agora estamos enfim seguros”, agradeceu o morador.

A Seminf ressalta que a matéria-prima utilizada nas ações atende às características naturais das edificações e as normas ambientais, com o uso de materiais que não degradam a natureza.

Texto – Valesca Martins/Seminf

Fotos – Divulgação/ Seminf