Prefeitura de Manaus conclui obra de pavimento rígido no cruzamento das avenidas Presidente Kennedy e Rodrigo Otávio, na zona Sul

03/03/2023 11h27

O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, na manhã desta sexta-feira, 3/3, a obra de implantação do pavimento rígido no cruzamento das avenidas Presidente Kennedy e Rodrigo Otávio, no bairro Colônia Oliveira Machado, zona Sul, mais conhecido como porto Chibatão.

“As cargas, que chegam à cidade de Manaus, vêm por esses dois portos privatizados localizados nessa área, e essa obra é uma reivindicação de mais de 30 anos e, agora, a gente resolve de forma definitiva. Isso faz com que nós ganhemos agilidade e que esse trânsito possa fluir da melhor maneira possível. Aumentamos o raio da pista, para que possa dar mais fluidez e condições para que as carretas possam fazer o retorno e se dirigir ao Distrito Industrial, portanto é uma obra que resolve o problema de mais de três décadas”, assegurou Almeida.

Os serviços, executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), foram iniciados no ano passado, após as equipes de engenharia realizarem um estudo dos problemas de afundamento na área. O levantamento apontou fragilidade do antigo pavimento, feito apenas com massa asfáltica, sem a concretagem, o que tornava a base extremamente flexível, não suportando o peso das carretas que transitam diariamente nessa área.

A obra foi executada em três etapas, para não causar transtornos ao trânsito. As equipes relatam que o período chuvoso corroborou no comprometimento da agilidade e no avanço dos serviços.

Após a demolição do pavimento existente, foram realizados serviços de terraplanagem, com recuperação da base e sub-base do solo, em seguida, foi aplicada uma camada de 20 centímetros de espessura de concreto compactado a rolo, e mais 20 centímetros de concreto armado, para estabilizar e regularizar a base, feita toda a armadura do pavimento rígido, com barras de aço, para garantir a sustentação das cargas, sem deformidades na pista.

O secretário da Seminf, Renato Junior, destacou que a obra solucionou os problemas de infraestrutura, agravados pelo intenso tráfego de veículos pesados, especialmente caminhões com contêineres, que fazem rota do porto Chibatão até as empresas do Distrito Industrial.

“Foram mais de 750 metros cúbicos de concreto, entre concreto armado e ralado, com camada dupla de aço nesse trecho, para que aguente, realmente, o fluxo de carretas e carros pesados que trafegam por aqui. Sem dúvida, é uma obra importante”, completou o titular da Seminf, Renato Junior.

As equipes finalizaram os serviços de revitalização do entorno, com recuperação das calçadas, meio-fio e sarjetas. A prefeitura ressalta ainda que todo o trecho está sendo sinalizado pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

Texto – Beathriz Torres / Semcom e Rayana Coutinho/Seminf

Fotos – Dhyeizo Lemos/Semcom e Antônio Pereira/Semcom