Prefeitura de Manaus avança os trabalhos no entorno do viaduto Josué Cláudio de Souza

24/05/2023 12h22

As equipes da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atuam, nesta quarta-feira 24/5, nos trabalhos de contenção na área de declive abaixo do viaduto Josué Cláudio de Souza, por onde passa a avenida Álvaro Maia, zona Centro-Sul da capital. O trecho erodiu, em dezembro do ano passado, devido às fortes chuvas. Na época, os engenheiros da Seminf realizaram vistoria técnica e asseguraram a integridade e resistência da estrutura do viaduto.

No local, os trabalhos de construção do muro de contenção foram finalizados, assim como os serviços de concretagem para a sustentação do aterro, evitando, assim, a ocorrência de deslizamentos de terra. A antiga escada de acesso aos pedestres foi demolida para a construção de uma nova escada em concreto, mais segura.

O secretário de Obras, Renato Junior, destaca que os serviços são realizados com cautela, para garantir nova infraestrutura e segurança aos moradores.

“Seguimos a determinação do prefeito David Almeida, para trabalhar de forma a garantir segurança às pessoas que vivem nessa área abaixo do viaduto. Já avançamos muito, é claro que contamos com os dias de sol para acelerar os trabalhos, mas nossas equipes estão aqui diariamente e vamos deixar esse local totalmente renovado”, assegura Renato Junior.

O próximo passo inclui os trabalhos de contenção do rip-rap. As equipes de obras também iniciarão os serviços de escavação no terreno, para a implantação de uma nova rede de drenagem, com tubulação de 800 milímetros, em concreto armado, para dar vazão correta às águas pluviais, evitando alagamentos e erosões.

Toda essa área do beco Ayrão será gramada e totalmente revitalizada. Ao término da implantação da rede de drenagem e todos os serviços de contenção de erosão, os trabalhos serão finalizados com a pavimentação asfáltica, não apenas no beco, mas também nas vias do entorno, devolvendo trafegabilidade e qualidade de vida aos moradores.

Texto – Mariana Rocha / Seminf

Fotos – Márcio Melo / Seminf