Prefeitura de Manaus atua de forma emergencial para impedir afundamento total de via no Coroado

27/01/2023 13h49

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realiza trabalho emergencial para solucionar o afundamento na rua Loureiro, conjunto Ouro Verde, bairro Coroado, zona Leste, nesta sexta-feira, 27/1. A tubulação da rede de drenagem profunda rompeu sob a via e deixou parte da estrutura de uma residência comprometida.

A ação mobilizou dez servidores, além dos maquinários necessários para a implantação de 10 metros da nova tubulação em concreto. A engenheira e fiscal da obra, Márcia Pantoja, assegurou que os serviços são realizados com cautela.

“Nossas equipes partiram para a intervenção imediata, para darmos uma pronta-resposta à população, sem esperar um afundamento total da via e um transtorno ainda maior. Conforme a determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Júnior, estamos substituindo as manilhas por peças modernas e amplas para comportar fluxo mais intenso de água”, explicou Pantoja.

Com a utilização de máquinas retroescavadeiras e caçambas, serão implantadas dez manilhas em concreto, para garantir a total recuperação da rede. Toda a área atingida por baixo da residência será desobstruída com a utilização de um hidrojato e, logo após os serviços de escavação mecânica e assentamento e anelamento das manilhas, toda a área será aterrada e receberá asfalto novo, para garantir a trafegabilidade.

Diariamente, a Seminf implanta dezenas de metros de novas drenagens profundas, com tubulações em concreto. Os trabalhos são realizados em todas as zonas da cidade, facilitando o escoamento de águas pluviais, evitando transtornos à população e melhorando a durabilidade do pavimento asfáltico.

A Prefeitura de Manaus atua em conjunto com os moradores na identificação de áreas mais afetadas, para que as obras sejam realizadas de forma emergencial e célere.

Texto – Mariana Rocha / Seminf

Fotos – Divulgação / Seminf