Prefeitura de Manaus atende solicitação de moradores do Belvedere e beco é recapeado após 40 anos em solo natural

Por Prefeitura de Manaus

24/05/2023 16h08

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atendeu a solicitação dos moradores do beco Carlos Araújo Lima, no conjunto Belvedere, bairro Planalto, zona Oeste, que tiveram que enfrentar 40 anos de precariedade, e o pavimento em solo natural. Nesta quarta-feira, 24/5, o local recebeu pela primeira vez as obras de recapeamento asfáltico. 

“Os moradores enviavam as demandas para a Secretaria de Obras e relatavam a triste realidade que foi durante essas quatro décadas, sem assistência, completamente desassistidos. Nesta gestão, de forma imediata colocamos o local no nosso cronograma de obras, conforme determina o prefeito David Almeida, e hoje estamos entregando mais um beco revitalizado, transformado, com a implantação das obras de infraestrutura que nunca antes existiram aqui. Esta é uma gestão de compromisso”, afirma o secretário de Obras, Renato Junior. 

A aposentada Fátima Maria, de 69 anos, conta as dificuldades que já enfrentou durante esses anos. “As condições aqui eram péssimas, tudo no barro. Quando chovia descia terra para a minha casa e a gente até escorregava. Muito difícil para todos, principalmente para mim que sou idosa. Este ano eu mandei mensagem para a prefeitura e eu tinha certeza que era na gestão do prefeito David que a gente ia conseguir, e hoje o asfalto chegou. Nunca ninguém havia olhado por nós, foi somente na gestão do prefeito David Almeida e eu estou muito feliz”, comemora a moradora. 

Além do Beco, a equipe formada por 30 trabalhadores executa os serviços na rua secundária, que atende pelo mesmo nome: Carlos Araújo Lima. Ao todo 150 toneladas de massa asfáltica estão sendo aplicadas no local. 

A autônoma Claudenora Araújo, de 59 anos, é uma das moradoras mais antigas, são 40 anos no beco em que não existia infraestrutura. Ela relata os prejuízos e a falta de assistência durante esses anos. 

“Aqui quebravam os carros, motos, era muita pedra e barro, quando chovia ficava até perigoso para as crianças irem à escola, quem ia trabalhar se sujava todo, era um desprezo total. A gente pedia ajuda, mas ninguém fazia nada, por isso estamos muito agradecidos. Na gestão do prefeito David e do secretário de Obras Renato Junior, que a nossa solicitação foi atendida”, compartilha a moradora. 

A Prefeitura de Manaus trabalha em todas as zonas da capital, reforçando a infraestrutura em lugares que, por muitos anos, não recebem atenção e nem serviços de manutenção, além das avenidas principais e ruas paralelas, as equipes atuam com linhas de frente para implantar recapeamento nos becos, travessas e vielas que nunca receberam pavimentação.

— — —

Texto – Rayana Coutinho / Seminf 

Fotos – Márcio Melo / Seminf  Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAF9Fk