Prefeitura acelera obras na avenida das Torres e inicia a instalação da primeira estaca de sustentação do viaduto

Por Prefeitura de Manaus

08/05/2023 19h24

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), acelera o ritmo de obras para a construção do complexo viário na avenida Governador José Lindoso (Torres) e iniciou, na tarde desta segunda-feira, 8/5, a instalação das estacas de sustentação do viaduto. 

O serviço acontece na rua Barão do Rio Negro, que foi interditada ainda nesta manhã. As equipes realizam o desvio das águas pluviais e a confecção e instalação das estacas que servirão de sustentação para o viaduto. 

“Nós estamos iniciando as obras deste importante complexo que irá interligar as avenidas Rio Branco e Governador José Lindoso, conhecida como avenida das Torres. Esse complexo irá resolver o problema deste gargalo existente por mais de 30 anos, modernizando assim, a estrutura viária da cidade de Manaus”, garantiu o prefeito David Almeida.

“Este é um momento histórico, em que estamos realizando a primeira perfuração com a máquina perfuratriz desta importante obra na cidade, que irá beneficiar milhares de condutores que trafegam todos os dias por essas avenidas e chegam atrasados em seus compromissos por conta do trânsito carregado, principalmente em horário de pico. Estamos apenas cumprindo a determinação do prefeito David Almeida de revolucionar cada trecho de Manaus e melhorar a vida da população”, afirma o secretário de Obras Renato Junior. 

São 15 funcionários empenhados na primeira etapa do trabalho. “Hoje cedo interditamos a rua Barão do Rio Negro para a empresa coletar as águas pluviais oriundas da Barão do Rio Branco, e, neste trecho, poder cravar as estacas e reter a contenção do solo. A previsão é que o trecho permaneça interditado por 30 dias”, explica o subsecretário de Obras Públicas, Madson Rodrigues. 

O projeto prevê que o viaduto seja construído saindo da avenida Barão do Rio Branco por cima da avenida das Torres, eliminando os semáforos, o que vai dar maior vazão ao trânsito da avenida. “Passaremos nos dois sentidos da avenida da Torres por baixo do viaduto”, complementa Madson. 

Para não comprometer o fluxo das outras vias, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), criou uma rota alternativa para os condutores que trafegam neste trecho, com destino ao bairro Parque das Laranjeiras, com acesso à rua Barão de Suruí e à Visconde de Jequitinhonha, que fará ligação com a avenida Barão do Rio Branco.

— — —

Texto – Rayana Coutinho / Seminf e Beathriz Torres / Semcom
Foto – Márcio Melo / Seminf