Obra de alargamento na avenida Rodrigo Otávio integra novo programa da prefeitura de melhorias no trânsito

21/03/2024 13h59

Obra de alargamento #paratodosverem – Obras de alargamento em trecho da avenida Rodrigo Otávio, no bairro Japiim, realizada pela Seminf

A obra em andamento para alargar trecho de 70 metros da avenida General Rodrigo Otávio, no bairro Japiim, zona Sul, integra o novo programa de melhorias da trafegabilidade em pontos de maior retenção de veículos em Manaus. Conforme o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Junior, intervenções como essa são estudadas pelo corpo técnico e devem ser implementadas ainda este ano.

O secretário antecipa que o programa será formalizado pelo prefeito David Almeida nos próximos dias. “Esse aqui, na zona Sul, é apenas o primeiro ponto de atenção do programa, que vamos chamar de ‘Circula Manaus’. O prefeito pretende solucionar outros 26 pontos de gargalo”.

Renato explica que serão ações rápidas na capital e realizadas diretamente pela secretaria de Obras. “Vai ser mais fácil e rápido de executar, porque antecipamos os estudos com o auxílio de um aplicativo alemão, uma tecnologia que aderimos para que nós possamos realmente melhorar esses pontos nevrálgicos de Manaus e que trazem muito trânsito e transtornos”.

Conforme o titular da Seminf, o “Circula Manaus” se trata de uma gama de ações para mitigar os transtornos causados pela retenção de veículos no trânsito. É uma ação da secretaria de Obras em parceria com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

Avanços

Na noite da última quarta-feira, 20/3, máquinas prosseguiram com a demolição de parte do canteiro central na avenida. Em seguida, os trabalhadores realizaram o reaterro com farofa, que é a mistura de cimento e areia. Os trabalhos continuaram pela madrugada e, já nesta manhã de quinta-feira, 21/3, o canteiro começa a ser reconstruído e a base preparada para receber nova e espessa camada de asfalto.

Em vistoria ao trecho em obras, o secretário Renato Junior destaca o andamento dos serviços em período noturno. “São quase meia-noite e, como o trânsito dá uma acalmada a essa hora, estamos removendo o resto do material. As calçadas e uma parte do canteiro central foram demolidas”.

Renato chama atenção para a arborização do trecho. “Vale ressaltar que nenhuma árvore foi retirada do local. O prefeito David Almeida preza pela arborização da cidade de Manaus”.

Ele explica ainda que, com a intervenção, o fluxo no trecho vai melhorar. “Quem retornar para a bola do Coroado, ou entrar para o Japiim, agora, não mais atrapalhará os condutores que estão na avenida Rodrigo Otávio. A obra está em ritmo acelerado e acreditamos que até o fim de semana, um lado será finalizado completamente com a recomposição do solo e, na próxima semana, iremos recapear esse trecho”.

O bairro Japiim recebeu da prefeitura o recapeamento em 118 ruas, fruto do programa “Asfalta Manaus”.

“O bairro tem recebido muito recapeamento, desde quando o prefeito David Almeida assumiu a prefeitura. Esse mês é um mês especial, porque no dia 31 de março é o aniversário do Japiim. O prefeito David Almeida está dando esse presente aos moradores e aos que trabalham nesse tão importante bairro da cidade de Manaus”, concluiu o secretário de Obras.

Texto – Alessandra Taveira e Valesca Martins / Seminf

Fotos – Carlos Oliveira / Seminf