Prefeitura intervém em cratera no Alvorada 3 e reforça alerta contra descarte irregular de resíduos

Por Prefeitura de Manaus

26/10/2025 10h30

Icone audio
Pronta resposta #paratodosverem – Equipe da Seminf executando a desobstrução de rede de drenagem na rua Ovídio Gomes Monteiro, no bairro Alvorada 3

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atuou de forma emergencial, neste sábado, 25/10, para solucionar uma obstrução na rede de drenagem da rua Ovídio Gomes Monteiro, no bairro Alvorada 3, zona Centro-Oeste. A ocorrência foi provocada pelo grande acúmulo de lixo descartado irregularmente em via pública, o que comprometeu a vazão das águas pluviais do igarapé da região e abriu uma cratera a cerca de cinco metros de profundidade do nível da rua.

Durante a vistoria técnica, equipes da Defesa Civil e Seminf identificaram o rompimento da rede de drenagem causado pela sobrecarga de lixo e pelo aumento do volume de águas do igarapé que corta a região. O córrego tem origem na avenida Desembargador João Machado e carrega o lixo descartado nas vias, o que acaba sobrecarregando o sistema de drenagem da área.

Em resposta imediata, a Seminf realizou a substituição dos tubos danificados por novas peças de concreto armado, garantindo maior durabilidade e eficiência na vazão das águas. Após a conclusão do serviço, a área foi reaterrada e, ainda na noite deste sábado, liberada.

Somente neste ano, as equipes da Seminf, com o auxílio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), já realizaram cinco intervenções no local, com dragagem, limpeza e desobstrução do igarapé. O vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, destacou a importância da atuação conjunta e da conscientização da população.

“A prefeitura está sempre presente e atuando com rapidez, mas é fundamental que cada cidadão faça sua parte. O descarte irregular de lixo é o principal vilão da drenagem urbana e provoca transtornos que poderiam ser evitados com atitudes simples de responsabilidade ambiental”, ressaltou o vice-prefeito.

Renato Júnior reforçou ainda o compromisso da gestão com a infraestrutura da cidade. “Estamos trabalhando de forma contínua, para garantir segurança e trafegabilidade nas vias. Nossas equipes estão prontas para agir de maneira imediata, sempre que houver necessidade”, afirmou.

Moradora da área há 16 anos, a agricultora Dayanny Cordeiro de Araújo lamentou o acúmulo de resíduos descartados indevidamente. “O problema maior é o lixo. Tem gente que joga tudo dentro do igarapé e isso entope os bueiros. A prefeitura vem e limpa, mas se o povo não ajudar, volta tudo de novo”, disse a moradora.

Já a autônoma Jucely Barroso Correia, de 50 anos, que mora no bairro desde que nasceu, reconhece o trabalho da prefeitura e sempre acompanha os serviços. 

“A gente vê que eles estão sempre aqui, limpando e arrumando. Toda vez que dá problema, as equipes chegam rápido e várias secretarias se unem em uma ação conjunta, fazem dragagem, limpeza e isso faz diferença para quem mora na área, mas infelizmente o descarte irregular de lixo continua”, concluiu a moradora.

— — —

Texto – Valesca Martins e Maria Amed/Seminf

Fotos – Márcio Melo e Alessandro Araújo/Seminf