‘Asfaltômetro’ atualiza e registra mais de 1,9 mil ruas asfaltadas pela prefeitura

30/03/2023 9h22

A plataforma on-line “Asfaltômetro” se atualizou e registra, nesta quinta-feira, 30/3, que 1.961 ruas foram asfaltadas pela Prefeitura de Manaus em dez meses de avanço do programa “Asfalta Manaus”. Desse total, 74 vias foram parcialmente recapeadas.

Na zona Norte, 522 vias foram contempladas em toda a extensão. Na zona Sul, 173 vias receberam asfalto novo. Na zona Leste, foram 411 ruas pavimentadas. Na zona Oeste, 247 ruas. Na zona Centro-Oeste, 268 ruas. Na zona Centro-Sul, 266 vias foram completamente revitalizadas.

Em todas as vias contempladas, as equipes de obras realizaram diversas etapas do serviço, desde o nivelamento da pista, a fresagem, que é a retirada do antigo pavimento, até a imprimação e aplicação da nova massa asfáltica, com espessura bem maior que a anterior, e um asfalto de qualidade para garantir durabilidade no pavimento.

Todas as zonas da capital são contempladas pelo programa, em bairros que há muitos anos não recebiam serviços de infraestrutura, como relata o motorista de aplicativo Wagner Nascimento, 37 anos, morador do bairro Cidade Nova, na zona Norte.

“É um programa que a gente tem que aplaudir de pé. Moro aqui no bairro Cidade Nova, há mais de 20 anos, e nunca antes tinham recapeado a nossa rua, até fizeram uns tapa-buracos, mas asfaltamento mesmo foi a primeira vez. O prefeito David Almeida e o secretário Renato Junior vieram aqui, prometeram que iam asfaltar, e o asfalto chegou, graças a Deus”, afirmou o morador.

Todas as ruas pavimentadas pelo programa Asfalta Manaus estão catalogadas no “Asfaltômetro”, um site criado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Seminf, em dezembro do ano passado. É uma plataforma on-line que contabiliza e transparece, de forma didática, todos os serviços de pavimentação asfáltica na capital.

O secretário de Obras, Renato Junior, destaca que o programa tem mudado a história da infraestrutura em Manaus.

“Recapeamento asfáltico era algo que, há muitos anos, não acontecia na nossa cidade, todos os bairros passaram por uma longa fase de descaso e isso não é dito por mim, e sim relatado pelos próprios moradores. Hoje, a mudança é visível, temos uma cidade que, praticamente, virou um canteiro de obras. O ‘Asfalta Manaus’ é uma realidade da gestão municipal, que é um homem visionário e trabalha para levar o melhor para a nossa população, do jeito que as pessoas que vivem aqui merecem”, destacou Renato Junior.

Todos os meses, a prefeitura atualiza o “Asfaltômetro”, com o número de vias recém-atendidas. Dessa forma, por meio do endereço www.asfaltometro.com.br, a população pode consultar quais vias foram totalmente asfaltadas e quais foram parcialmente recapeadas.

As equipes da Prefeitura de Manaus permanecem nas ruas, realizando os serviços de recapeamento. A meta da gestão do prefeito David Almeida é recapear 10 mil ruas na cidade de Manaus.

O “Asfalta Manaus”, maior programa de pavimentação urbana da cidade, foi lançado em abril de 2022, fruto de convênio entre a Prefeitura de Manaus e o governo do Amazonas. Em 2 de maio, a primeira rua foi contemplada pelo programa, no bairro do Alvorada, zona Centro-Oeste.

Texto – Mariana Rocha/Seminf

Fotos – Márcio Melo/Seminf