Prefeitura de Manaus amplia segurança e combate alagamentos com nova galeria subterrânea no Novo Aleixo

Por Prefeitura de Manaus

03/07/2025 18h50

Icone audio
Infraestrutura #paratodosverem – Equipe da Seminf executando serviços na rede de drenagem profunda na rua Lírio do Mar, no bairro Novo Aleixo

A Prefeitura de Manaus avança nas ações de infraestrutura e executa, nesta quinta-feira, 3/7, uma importante obra de drenagem profunda na rua Lírio do Mar, no bairro Novo Aleixo, zona Norte da cidade. O serviço, executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), tem como foco principal oferecer mais segurança à população e garantir o escoamento adequado das águas pluviais, evitando alagamentos e transtornos.

Na área, está sendo implantada uma galeria subterrânea com aproximadamente 100 metros de extensão. A estrutura contará com tubulações de PVC e concreto armado, materiais que oferecem maior durabilidade e resistência. Até o momento, já foram instalados 24 metros de tubulação, e os próximos 76 metros serão concluídos nos próximos dias. Além disso, a obra prevê a construção de cinco caixas coletoras, que vão melhorar o desempenho da nova rede de drenagem.

“Intensificar os serviços de drenagem tem sido uma das nossas prioridades. É preciso garantir que as águas das chuvas tenham um destino adequado, prevenindo alagamentos. Esse trabalho segue a determinação do prefeito David Almeida, que nos orientou a mapear os pontos críticos da cidade e atuar com agilidade. É dessa forma que promovemos mais qualidade de vida para todos”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.

Moradora e trabalhadora da área, a auxiliar de serviços gerais Fernanda Maciel, de 28 anos, comemora a chegada da obra. “Eu acho ótimo. Agora não vamos mais sofrer com alagamentos. Isso vai evitar riscos, lixo nas portas e melhorar bastante o nosso dia a dia”, celebrou.

A intervenção no bairro Novo Aleixo faz parte de uma série de ações executadas pela prefeitura em diversas zonas da capital, com o objetivo de prevenir alagamentos, promover bem-estar e garantir infraestrutura adequada para quem vive, trabalha e transita por Manaus.

— — —

Texto – Eduarda Lira/Seminf

Fotos – Márcio Melo/Seminf