Prefeitura de Manaus entrega premiações e anuncia incremento no ‘IPTU Premiado’ do próximo ano

10/10/2023 16h50

A premiação principal da campanha IPTU Premiado para o próximo ano será de R$ 500 mil. A informação foi passada pelo secretário Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio Freire, durante a solenidade que entregou as premiações referentes ao primeiro e segundo sorteio da campanha deste ano, ocorrida nesta terça-feira, 10/10, no auditório da Prefeitura de Manaus, localizado na avenida Brasil, Compensa, zona Oeste.

O secretário da Semef, que representou o prefeito de Manaus, David Almeida, durante o ato, destacou os resultados da campanha IPTU Premiado. Segundo Freire, pela primeira vez, o Imposto Predial do município está acima da meta estabelecida na Lei Orçamentária Anual (LOA). Até agosto deste ano, o imposto já arrecadou aos cofres municipais o montante de R$ 318,9 milhões, quase 7% a mais que o previsto na meta anual.

“Estamos muito agraciados com os resultados alcançados com a campanha. A arrecadação do IPTU nunca tinha alcançado a meta e, a isso, agradecemos aos cidadãos manauaras. Diante disso, vamos incrementar nossas premiações e, ano que vem, o prêmio principal do IPTU Premiado será no valor de meio milhão de reais”, anunciou o secretário durante a entrega das premiações.

Freire também falou sobre a importância de uma fonte de receita própria obter resultados positivos diante um ano de dificuldade refletido no cenário econômico nacional.

“As transferências constitucionais repassadas ao município estão abaixo da previsão e as nossas receitas próprias têm sustentado as ações da prefeitura em toda a cidade. É constatação do nosso dia a dia vermos nossa cidade asfaltada, bem cuidada e equipada. Um exemplo é que nunca mais vimos ônibus quebrado no meio da rua”, complementou o secretário de Finanças.

Prêmios

O subsecretário da Receita da Semef, Armínio Pontes, também participou da solenidade de premiação e contou que após a entrega aos contemplados do primeiro sorteio, a Prefeitura de Manaus continuará premiando, mensalmente, os contribuintes que estiverem com suas parcelas do IPTU em dia. As premiações variam de R$ 20 mil a R$ 2 mil.

Neste primeiro sorteio do ano, concorreram aos prêmios contribuintes pessoas físicas que pagaram a cota única do carnê do IPTU 2023. O ganhador da picape foi o morador do bairro Tarumã, José Antônio Lima. Já os quatro automóveis saíram para os contribuintes: José Rodrigues, morador da Praça 14 de Janeiro; Laercio de Souza, também da Praça 14; Emílio Augusto de Castro, do Nova Esperança e Maria das Graças Vitoriano, do bairro Colônia Santo Antônio.

Um dos ganhadores, o morador do bairro Praça 14 de Janeiro, José Nogueira, parabenizou a campanha da prefeitura e contou que exerce sua cidadania ao pagar seu imposto predial sempre em cota única.

“É correto que todos paguem o seu IPTU, isso ajuda a prefeitura e também beneficia a todos”, complementou o felizardo. O morador do bairro Tarumã, José Antônio Lima, foi o grande ganhador da picape zero quilômetro. “Para mim é um procedimento padrão, o imposto precisa ser pago. Paguei em cota única valeu a pena. O prêmio veio em uma boa hora”, disse o ganhador.

Texto – Divulgação / Semef

Fotos – João Viana / Semcom