Reunião da Comissão de Revitalização do Centro trata de operações para inauguração de obras na região

03/08/2023 13h41

Com data de entrega para dezembro de 2023, a Prefeitura de Manaus intensifica os trabalhos para as futuras operações do largo de São Vicente, mirante Lúcia Almeida e casarão Thiago de Mello, que serão inaugurados pelo prefeito David Almeida, sendo as primeiras obras do programa de reabilitação “Nosso Centro”.

Com esse foco, na quarta-feira, 2/8, a Comissão Técnica para Implementação e Revitalização do Centro Histórico de Manaus, criada pelo Decreto Municipal nº 5.034/2021, teve nova reunião na sede do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), no bairro Compensa, zona Oeste, para definir pontos de intervenção do plano, que tem três grandes eixos: “Mais Vida”, “Mais Negócios” e “Mais História”.

A comissão é coordenada pelo Implurb, contando com as secretarias municipais de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef); do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi); da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc); de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg); e de Limpeza Urbana (Semulsp); além do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult)

Para o titular da Semseg, Sérgio Fontes, a reabilitação do centro da capital é um dos maiores desafios da gestão, após décadas de um processo corrosivo e que agora precisa ser revertido.

“Estamos com o plano de revitalização, começando pela área do mirante Lúcia Almeida, cuja obra é fabulosa e dará ao espaço um resultado enorme, ocupando a região hoje mais vulnerável. E precisamos encontrar uma saída social para amparar as pessoas em situação de rua, assim como os comerciantes informais”, comentou Fontes.

Ele afirmou que a implementação de ações como as obras do “Nosso Centro” são parte da solução. “Fico contente de estar participando da comissão e acho que o caminho é esse mesmo”, ressaltou.

Como coordenador dos trabalhos, o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, lembrou que há uma data de inauguração da primeira grande obra de reabilitação do Centro e muitos atores convergem para a funcionalidade das instalações e operações no território.

“Estamos alinhando as ações de cada secretaria para a área, inclusive para intervenções antes da inauguração, para que possamos ter uma prestação de serviços adequada ao porte do empreendimento e ao que estamos propondo para o Centro. É um trabalho do prefeito David Almeida mostrando para a cidade o compromisso da gestão com a reabilitação da região central”, completou.

Valente reafirmou que é a primeira grande obra que será entregue no território e que outras virão, servindo de modelo e mostrando a relevância da reabilitação, do reuso e da governança para a melhoria da qualidade de vida e do tecido urbano.

Quanto ao trânsito, o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, afirmou que o Centro precisa ser cuidado por todos e que as ações devem ser integradas. “E na área do trânsito precisamos melhorar a sinalização, indicar os pontos turísticos e questões de estacionamento, como vagas para ônibus de turismo. E tem a expansão do estacionamento rotativo para as novas áreas que a prefeitura está implementando com as obras. As reuniões são importantes, porque o colegiado trata conjuntamente o que cada um, na sua competência, pode elaborar de melhor para a cidade”, disse.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Phill Limma / Semcom