Servidores da assistência social participam de treinamento para a utilização de ferramenta virtual

Por Prefeitura de Manaus

23/04/2024 14h08

Icone audio
Treinamento #paratodosverem – Servidores da Semasc recebendo treinamento da ferramenta virtual do sistema Gesuas

Como parte da parceria firmada com a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam), a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), deu início, nesta terça-feira, 23/4, ao treinamento dos servidores do projeto “Manaus Mais Proteção Social”, para a utilização da ferramenta do sistema Gesuas.

Realizada na Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), na zona Oeste, a capacitação tem o objetivo de sanar, ao longo dos seus dois dias de duração, as principais dúvidas dos servidores em relação à ferramenta de padronização de dados utilizada nas unidades de atendimento socioassistencial da secretaria. 

“O Gesuas é uma de nossas principais ferramentas no dia a dia. Então, nosso intuito aqui é qualificar a experiência desses servidores com o sistema, para que eles possam otimizar o trabalho realizado pelos equipamentos e atuar diretamente na ampliação da cobertura socioassistencial da cidade”, explicou Priscila Martiniano, diretora do Departamento de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas). 

Atualmente, o software é utilizado em todas as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e serviços de acolhimento institucional administrados pela gestão municipal. 

Com o Gesuas, os dados coletados pelas equipes técnicas de qualquer um dos equipamentos ficam disponíveis para averiguação e cruzamento de dados a todos os servidores, também conectados no sistema, resultando na atuação integrada entre todos os equipamentos socioassistenciais da Prefeitura de Manaus. 

Alocada no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), a psicóloga Érika Priscila Hounsell definiu o momento como esclarecedor, elogiando o cuidado oferecido pela secretaria com as dúvidas apresentadas por ela e seus colegas. 

“Quem usa o sistema no cotidiano, às vezes, pode ter a impressão de que já conhece as suas funcionalidades, mas a verdade é que existem dúvidas que sempre vão aparecer quando você menos espera. Ter esse momento para aprender mais sobre o Gesuas é muito importante e muito esclarecedor para nós”, concluiu. 

— — —

Texto – Guilherme Pacheco / Semasc 

Fotos – Diego Lima / Semasc 

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBntRc