Prefeitura de Manaus implanta rip-rap em avenida do Nova Cidade

Por Prefeitura de Manaus

24/01/2023 22h51

Icone audio

Para conter uma erosão na avenida Margarita, no bairro Nova Cidade, zona Norte da capital, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), trabalha, nesta terça-feira, 24/1, implantando 200 metros quadrados de rip-rap às margens de um igarapé na localidade. A ação vai conter o desbarrancamento na área.

De forma emergencial, uma equipe de 15 servidores está trabalhando com o auxílio de uma retroescavadeira hidráulica, recuperando o ponto de contenção que estava em risco de desmoronar, devido às infiltrações e à falta de manutenção.

A implantação do rip-rap no local vai proporcionar a estabilização do talude. Serão utilizadas, aproximadamente, 2,5 mil sacas com a mistura de areia e cimento. A técnica é utilizada para proteger e conter as rupturas na encosta.


De acordo com o engenheiro da Seminf e responsável pela obra, Érico Braga, o igarapé é extenso e atravessa os bairros Cidade de Deus, Alfredo Nascimento e encerra na comunidade Raio de Sol.

“Só hoje, já foram instalados 30 metros quadrados de rip-rap. As sacas, depois de molhadas, viram uma contenção concretada e segura, que evitará desmoronamentos. Com as fortes chuvas que assolam Manaus, o igarapé tem atingido altos níveis, provocando o desbarrancamento em pontos de instabilidade”, explica Érico.

“Temos monitorado esta e outras áreas da cidade, sempre atuando de imediato. A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Júnior, é que estejamos atentos para agir na hora certa. Se não tomássemos providências rápidas aqui na avenida Margarita, as residências teriam sido comprometidas. Estamos trabalhando de forma acelerada, para devolver a segurança aos moradores da área”, complementa o engenheiro.


Com a execução das obras, a água das chuvas deve ter maior vazão, evitando transtornos aos moradores, uma vez que a contenção com rip-rap impedirá que a água avance para as casas construídas nas margens. Ações como essa são necessárias para promover segurança e mais qualidade de vida aos moradores.

— — —

Texto – Valesca Martins / Seminf

Fotos – Divulgação / Seminf