Profissionais da zona rural de Manaus participam de capacitação em malária

24/04/2023 18h40

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou nesta segunda-feira, 24/4, no Complexo de Saúde Oeste, bairro da Paz, a oficina Capacitação em Malária na Atenção Primária à Saúde (APS), direcionada a 40 profissionais de saúde da zona rural.

Executada pelo Distrito de Saúde (Disa) Rural, a capacitação tem como público-alvo, médicos, enfermeiros, chefes e supervisores de endemias que atuam nas Unidades de Saúde da zona rural Terrestre e Fluvial, além de técnicos do Distrito Sanitário Indígena (Dsei/Manaus).

Durante a programação do início da oficina, o diretor do Disa Rural, Rubens Souza, explicou que a capacitação foi idealizada para fortalecer a integração das ações de Vigilância e Atenção à Saúde, e reforçar a qualificação no atendimento clínico dos pacientes.

“A Vigilância atua no controle vetorial, no controle do mosquito transmissor da malária, na investigação de casos, no tratamento de criadouros, entre outras ações, e a capacitação é uma estratégia para reforçar o corpo clínico do Disa Rural no atendimento ao paciente, no tratamento adequado e assistência contínua”, informou Rubens Souza.

Segundo o gerente de Vigilância em Saúde do Disa Rural, Luciano Batista Barreto, a oficina seguirá até sexta-feira, 28/4, das 13h30 às 17h30, e vai abordar questões envolvendo aspectos epidemiológicos da malária, cenário da doença no Brasil, tratamentos disponíveis e intervenções de educação em saúde.

“A zona rural tem conseguido reduzir os casos de malária nos últimos anos. Em 2022, houve uma redução de aproximadamente 40% dos casos em relação ao ano anterior. E a cada mês estamos trabalhando para continuar a redução, com ações efetivas em cada área”.

Luciano destacou que a iniciativa é uma estratégia, sendo o trabalho executado de acordo com a avaliação do cenário local, identificando qual a melhor ação a ser adotada.

“A capacitação iniciada hoje é uma dessas estratégias, buscando sempre qualificar os profissionais para melhorar o atendimento e ter maior efetividade no cuidado com o paciente”, destacou Luciano Barreto.

A capacitação foi desenvolvida com o apoio da Escola de Saúde Pública (Esap/Semsa) e vai abordar os temas: Aspectos epidemiológicos da malária no Brasil, Amazonas e no município de Manaus; Fatores determinantes e condicionantes de transmissão, distribuição e incidência da malária; Notificação; Ciclos biológicos do Plasmodium e do Anopheles; Cenários de transmissão; Período de latência; Período de transmissão; Período de incubação; Diagnóstico Laboratorial; Tratamento da malária; Papel da Atenção Primária no contexto das ações de controle da malária no Disa Rural; Papel e atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família; Metodologia de focalização das ações de controle; Sistema de informação – SIVEP Malária; Intervenções de educação em saúde sobre a malária no território rural; e Fluxo de atendimento.

Para a enfermeira Adriana Nunes de Souza, que atua na UBS São Pedro, localizada no quilômetro 35 da AM – 010, a capacitação é uma oportunidade para alinhar as informações no atendimento da população.

“É importante ter um alinhamento das ações no serviço, com todos falando a mesma linguagem, para que se possa fazer o procedimento correto e oferecer atendimento de qualidade para todos os nossos usuários”, afirmou Adriana Souza.

Dia Mundial de Luta contra Malária

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Malária, comemorado no dia 25/4, os Distritos de Saúde elaboraram uma intensificação das ações de controle e prevenção da doença em Manaus.

O Disa Rural vai promover nesta terça-feira, 25/4, a partir das 8h30, uma ação na Unidade Básica de Saúde Rural (UBSR) Ada Viana, comunidade Nova Canaã (Quilômetro 41 da BR – 174), com o tema “Todos Juntos na Prevenção contra a Malária”.

A programação terá ações de educação em saúde, distribuição de material educativo, atividade lúdica, oferta de exames e orientações sobre cuidados na utilização de mosquiteiro impregnado para a prevenção da malária.

Na zona Leste, a programação será desenvolvida na escola municipal João Paulo, no ramal Chico Mendes, das 8h às 14h, com exposição de material educativo, exame e diagnóstico de malária e roda de conversa com os moradores.

Na zona Norte, será promovida uma ação na comunidade Itaporanga, bairro Nova Cidade, com oferta de exame, busca ativa de pessoas com sintomas da malária, exposição do ciclo biológico do Anopheles, palestras e abordagem com distribuição de folders; atendimento médico; verificação de pressão arterial e glicemia; orientações sobre Nutrição e Saúde Bucal; e vacinação (rotina e influenza).

O Disa Oeste vai desenvolver uma programação de Educação em Saúde na ponte do Rio Negro, bairro Compensa, e as equipes do Disa Sul atuarão no Porto de Manaus, bairro Centro, com mobilização social para orientar a população sobre prevenção da malária.

A malária é uma doença infecciosa produzida por protozoários do gênero Plasmodium, cujo principal vetor de transmissão é o mosquito Anopheles darlingi. Além da febre alta, os sintomas incluem calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça.

Este ano, entre janeiro e 18 de abril, Manaus já registrou 719 casos de malária, com um aumento de 4,5% em relação ao mesmo período de 2022, quando houve a notificação de 688 casos da doença.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Guilherme Silva / Semsa