Prefeitura de Manaus e Ministério Público visitam escolas para certificação do selo do projeto ‘Juntos pela vida’

16/03/2023 16h39

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou nessa quarta-feira, 15/3, a visitação em 20 unidades de ensino, que concorrem ao selo “Juntos pela vida”. O projeto é desenvolvido pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), em parceria com os centros de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO-IJ) e da Cidadania (CAO-PDC).

O selo atesta a qualificação das escolas inscritas no programa de incentivo à vacinação infantojuvenil e é concedido apenas para quem alcançou 80% ou mais, no número de alunos imunizados.

Na ocasião, técnicos da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe) da Semed e representantes do MPAM verificaram a documentação exigida para o projeto, como a declaração de vacinas, conforme rege o Programa Nacional de Imunização (PNI) e o comprovante de vacinação da Covid-19, na qual a escola recebeu dos pais no ato da matrícula.

De acordo com a assessora pedagógica da Gacpe, Dircélia Ortiz, o selo é importante para as escolas que buscam vacinar todas as crianças e conscientizar os pais sobre a importância da imunização dos filhos no ambiente escolar.

“O projeto, além de fazer essa certificação, mostra o grande empenho que as escolas, os diretores e toda equipe pedagógica realizam para proteger a saúde das crianças e adolescentes. Com as escolas protegidas, a gente consegue manter o rendimento escolar, e todas as situações importantes para um bom desempenho das crianças na escola”, comentou Dircélia.

Para a coordenadora da Infância e Juventude e promotora de Justiça do MPAM, Dra. Romina Carvalho, é uma ação muito importante para todos que buscam a preservação de uma vida saudável, na rede de ensino.

“Significa proteção a nossa infância, proteção à comunidade em relação ao ambiente escolar, tornando um local seguro para as crianças. Estamos aqui representando o MPAM e a proteção à sociedade em relação à Covid-19. Esse projeto quer que essa conscientização chegue também às famílias”, concluiu a coordenadora.

Satisfação

Seguindo a programação de auditoria nas unidades de ensino, nesta quinta-feira, 16/3, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Elza Damasceno da Silva, que atende 202 crianças, na faixa etária de 4 e 5 anos, foi aprovada na documentação, com 83% dos alunos vacinados.

Para a gestora Nadir Socorro Rodrigues, é um momento de muita comemoração para todos da escola. “Nós estamos muito felizes porque os pais aceitaram o nosso convite de vir vacinar as crianças contra a Covid-19. Isso só traz benefícios para a saúde da criança como um todo. Nós estamos muito felizes com esse percentual de mais de 80% das crianças vacinadas. Isso é o reconhecimento do nosso trabalho, em parceria com a UBS do Santo Antônio e com o Programa Saúde na Escola”, disse.

Os representantes da Semed e MPAM também aprovaram a documentação com 85% dos alunos vacinados da Escola Municipal Lígia Mesquita Fialho, no Ouro Verde, zona Leste da cidade.

As visitas seguem nos próximos dias e a entrega da certificação está prevista até a primeira quinzena de abril.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Cleomir Santos / Semed