Prefeitura recebe prêmio por projeto de ‘Desburocratização e Redução do Tempo de Abertura de Empresas em Manaus’

17/04/2024 13h11

A Prefeitura de Manaus será premiada pelo projeto “Desburocratização e Redução do Tempo de Abertura de Empresas em Manaus”, nesta quarta-feira, 17/4, a partir das 13h30, na sede do Sebrae-AM, no Centro, durante a 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE).

O evento visa reconhecer a capacidade administrativa de gestores públicos que implementaram projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública. Gestores dos órgãos licenciadores do município, como a Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) e o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) estarão presentes na premiação.

Em Manaus, o projeto de desburocratização já é uma realidade e já possibilitou uma redução significativa no tempo médio de abertura de empresas. Por meio do Sistema de Licenciamento Integrado Municipal (Slim), a prefeitura disponibiliza um canal único de entrada de dados e emissão on-line de documentos, onde o empresário obtém automaticamente sua Inscrição Municipal. De acordo com o nível de risco da atividade, a empresa pode obter a licença automaticamente ou solicitar o Alvará de Localização e Funcionamento, assim como as licenças Sanitária e Ambiental.

Manaus também foi a primeira cidade do Brasil a implantar o processo de automação georreferenciada da análise de viabilidade de localização de empresas, com cerca de 80% das análises respondidas automaticamente em menos de um minuto.

Com todas essas ferramentas, hoje, o tempo médio para abertura de empresas em Manaus diminuiu de 51,7 horas, em 2020, para 9 horas em 2023. Os dados são da Receita Federal.

O quê – Premiação Sebrae Prefeitura Empreendedora

Quando – Quarta-feira, 17/4