‘Passinho’ leva acessibilidade para crianças com autismo e TDAH

07/09/2023 21h50

A praça Dom Pedro 2°, no centro histórico da cidade, se transformou um espaço de muita alegria, em mais uma atividade no espaço infantil “Passinho Kids”, no #SouManaus. Nesta quinta-feira, 7/9, a  criançada se divertiu com os palhaços Spoleta e Paçoca, além de brincadeiras com Ateliê Rê, cineminha, artistas circenses, bandas e muito mais, tudo voltado para o público infantil.

Um dos grandes destaques deste ano foi o espaço idealizado pela Prefeitura de Manaus que garantiu a participação de crianças com Transtorno de Espectro do Autismo (TEA) ou TDAH, a partir de brincadeiras sensoriais adaptadas para esse público.

“Somos pais de uma criança com autismo e vimos que este evento foi projetado para acolher famílias como a nossa, é importante encontrar ambientes inclusivos como este”, contou a dona de casa Renata Fonseca.

A empresária Fabiana Santos, mãe da pequena Eloisa, de 8 anos, disse que essa é sua terceira participação no evento. “A gente aguarda ansiosamente esse dia, inclusive, este ano, a gente a trouxe nossas vizinhas com os filhos para aproveitarem o evento também”.

Brincadeiras como corda, elástico, bambolê, cama de gato, jogo da velha, peteca, peão, perna de pau, minhocão, livros, bolha de sabão fizeram a diversão das crianças.

Os irmãos Maria Luísa, 5 anos, e Gustavo Botelho, 10 anos, se divertiram com as bolhas de sabão. “Gostei de brincar com as bolhas de sabão e da brincadeira com o palhaço”.

Texto – Naira Nascimento/Semcom

Fotos – Phil Limma/Semcom