Corrida do ProJovem Urbano reforça cidadania e inclusão social com alunos das escolas municipais

Por Prefeitura de Manaus

01/06/2023 13h38

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu, nessa quarta-feira, 31/5, a 1ª Corrida do ProJovem Urbano, no complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste da cidade. A ação visa captar novos alunos para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano), bem como divulgar as ações desenvolvidas na rede municipal de ensino.

O evento contou com apoio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), além da colaboração de outras pastas do Executivo municipal, como a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Fundação Manaus Esporte (FME).

O ProJovem é uma iniciativa do governo federal com finalidade de proporcionar a formação integral e a inclusão social de jovens entre 18 e 35 anos, que saibam ler e escrever, por meio da conclusão do ensino fundamental, qualificação profissional e da participação cidadã.

Na largada, a secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, incentivou os estudantes do programa. “Vocês são pessoas de muita coragem, o futuro de vocês é agora, não desistam, persistam, contem com os professores, com nossa secretaria, porque temos um olhar muito especial e um carinho muito grande por esse programa, com essa ação que traz dignidade e transforma vidas. Então, continuem firmes e contem sempre conosco”, frisou a secretária. 

A coordenadora do ProJovem Urbano em Manaus, Magda Collyer, ressaltou que a primeira corrida teve o objetivo de atrair novos alunos ao Projovem, a fim de completar a meta nacional de matricular mais 800 alunos em Manaus. “O intuito dessa corrida foi captar mais alunos e a gente começar a atingir a meta estipulada pelo governo federal. Com isso, valorizar e potencializar a educação desses jovens. Esse evento também teve um cunho social e de proporcionar entretenimento, para que os alunos possam perceber que o ProJovem também envolve lazer, movimento e, principalmente, educação, para que a gente possa transformar a vida desses jovens” destacou Magna.

A ação envolveu quase 300 alunos, das escolas municipais Jornalista Raposo, Cleonice de Menezes Fernandes, Rodolpho Valle, Francisca Pergentina da Silva, Vicente de Paula, Magalhães Cordeiro, do ProJovem Urbano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) . 

Para a aluna Taline Oliveira, 25 anos, que participa do ProJovem Urbano na escola municipal Cleonice de Menezes Fernandes, no Jorge Teixeira, zona Leste, o evento vai ficar marcado na vida dela.

“Foi o primeiro evento assim que participei do ProJovem. Achei muito divertido, participativo e até me ajudou a sair um pouco do sedentarismo, com essa corrida. Eu adorei, tomara que aconteçam outros eventos assim”, comentou Taline. 

Outro participante da atividade foi o estudante Júnior Oliveira, de 18 anos, matriculado no ProJovem, na escola municipal Rodolpho Valle, Redenção, zona Centro Oeste.

Ele enfatizou que atividades como essa são importantes para estimular as pessoas a conhecerem mais sobre o programa, além de ser um momento de socialização.

“Achei legal a proposta, pois isso é importante para mostrar que o ProJovem não se resume somente às salas de aulas e, sim, com atividades fora da escola para a gente aplicar o conteúdo aprendido”, disse Júnior.

— — —

Texto – Emerson Santos/ Semed

Fotos – Divulgação Semed