Prefeitura de Manaus encerra capacitação em primeiros socorros para servidores de creches municipais

Por Prefeitura de Manaus

16/09/2025 20h15

Icone audio
#paratodosverem – Instrutor do Núcleo de Educação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/Manaus) realiza capacitação em primeiros socorros

A Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais de Educação (Semed) e de Saúde (Semsa), encerrou, nesta terça-feira, 16/9, o ciclo de capacitação em primeiros socorros destinado aos servidores das creches municipais da rede de ensino. A atividade foi realizada no Centro Integrado Municipal de Ensino (Cime) Drª Viviane Estrela Marques Rodella, localizado no bairro Lago Azul, zona Norte, e envolveu mais de 130 servidores de cinco creches da região.

A capacitação ocorre desde 2017 e já beneficiou quase 4 mil servidores da rede municipal de ensino. A ação é coordenada pela Divisão de Pessoal da Semed, por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), como explicou a coordenadora de treinamento da Semed, Ray Câmara.

“Com esta etapa, encerramos a formação de todas as creches municipais em 2025. O foco do trabalho é a preservação da vida, garantindo que nossos servidores possam socorrer as crianças em situações de engasgo, queda ou descarga elétrica. Nos anos iniciais e finais, trabalhamos por amostragem, mas a ideia é que cada servidor esteja preparado, com apoio da Semed e do Samu, para intervir em caso de emergência no ambiente escolar”, destacou Ray.

A formação foi conduzida pelo instrutor do Núcleo de Educação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/Manaus), Odilon Desidério. Segundo ele, as orientações são essenciais para que os educadores saibam como agir diante de situações adversas no ambiente escolar.

“Essa capacitação é fundamental, porque o primeiro atendimento é feito por quem está no local, neste caso, os professores. Sem essas instruções, é difícil saber como agir em uma emergência. Com a formação, os profissionais estão aptos a prestar o atendimento inicial até a chegada do Samu ou do Corpo de Bombeiros, que realizam o atendimento definitivo”, explicou o instrutor.

A iniciativa atende o que determinam as Leis nº 13.722/2018 (federal) e nº 2.993/2022 (municipal), que tornam obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de instituições de ensino públicas e privadas.

Entre os participantes esteve a professora da creche municipal Caio Fábio Vandira Cabo Verde, que ressaltou a relevância da atividade. “Quem trabalha com crianças sabe que é preciso atenção constante, porque situações inesperadas podem acontecer a qualquer momento. Saber como agir nesses momentos é essencial para manter o ambiente escolar seguro, e por isso é tão importante termos esse tipo de orientação”, afirmou a educadora.

De acordo com a coordenação de treinamento da Semed, os próximos a receber a capacitação em primeiros socorros serão os servidores da escola municipal André Vidal de Araújo e os da sede da rede municipal de ensino.

— — —
Texto – Emerson Santos/ Semed
Fotos – Divulgação / Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCuhSY