Creche municipal promove imersão lúdica na cultura de Parintins com salas temáticas inspiradas em obra literária

Por Prefeitura de Manaus

22/08/2025 18h50

Icone audio
#paratodosverem – painel do projeto de experimentação artística levou réplica dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido à Creche Ana Lopes Pereira

A Creche Municipal Ana Lopes Pereira, da Prefeitura de Manaus, localizada no bairro Compensa, zona Oeste, realizou, na tarde desta sexta-feira, 22/8, a exposição “Conhecendo o Nosso Folclore”, inspirada no livro “As Aventuras da Cunhã”. A atividade integrou a programação da Semana do Folclore e envolveu cerca de 180 crianças de 1 a 3 anos matriculadas na unidade.

A exposição teve como base a obra de Isabele Nogueira e Darlisom Ferreira, que apresenta elementos da cultura amazonense a partir do folclore de Parintins. Por meio de salas temáticas, o trabalho lúdico abordou aspectos como a chegada à Ilha Tupinambarana, a culinária típica, as festividades de Nossa Senhora do Carmo, o artesanato local, o Bumbódromo e, claro, os bois-bumbás Garantido e Caprichoso.

De acordo com a gestora da unidade, Rinalda Ortiz, o objetivo foi apresentar o resultado do trabalho artístico desenvolvido ao longo dos últimos meses com as crianças, baseado nas narrativas da obra.

“A proposta foi realizar uma verdadeira viagem, como na história da Cunhã, destacando de forma lúdica as particularidades do Festival de Parintins. Essa ação faz parte do projeto ‘Experimentação Artística na Educação Infantil’, que trabalha a diversidade cultural por meio de pintura, colagem, recorte e outras linguagens visuais”, explicou a gestora.

O evento contou com a presença de Darlisom Ferreira, coautor do livro e pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que comentou sobre a importância do uso da obra como ferramenta pedagógica.

“É muito importante que um dos objetivos desta obra esteja sendo alcançado, que é chegar à educação infantil trazendo a cultura, trazendo a festa dos bois, mostrando a culinária, o artesanato de Parintins e tudo que envolve a nossa região. E com certeza para a Isabele, idealizadora desta obra, isso é um marco, é um divisor de água, porque escreve “As aventuras da Cunhã”, como um livro didático importante para promover um espaço a educação como cultura no espaço da educação infantil. E isso é super significativo para a gente, porque com isso a obra alcança o espaço da educação formal e com certeza promove o desenvolvimento do conhecimento a partir da dimensão da cultura”, frisou Darlisom.

Durante a atividade, o pequeno Manuel Jorge Ortiz, de apenas 1 ano, viveu o papel de “amo do boi Garantido” em uma das salas temáticas. A mãe, Jéssica Ortiz, ficou encantada com o envolvimento do filho.

“Achei sensacional! O trabalho feito com base nas histórias do livro valorizou nossa cultura local. Fiquei emocionada com a alegria do meu filho em participar. Parabenizo toda a equipe da creche pela iniciativa”, disse.

— — —

Texto – Emerson Santos / Semed

Fotos – Ulisson Santos / Semed

Disponíveis emhttps://www.flickr.com/photos/195351499@N06/albums/72177720328553628