Dirigida por um Secretário Municipal, com o auxílio de um Subsecretário de Gestão, um Subsecretário de Orçamento e Projetos, um Subsecretário do Tesouro, um Subsecretário da Receita e um Subsecretário de Tecnologia da Informação, a SEMEF tem a seguinte estrutura organizacional:
I – Órgão Vinculado:
a) Comitê Gestor do Programa de Parcerias Público Privadas (PPP).
II – Órgãos Colegiados:
a) Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Município (CARF-M).
III – Órgãos de Assistência e Assessoramento:
a) Gabinete do Secretário (GABSEC); e
b) Assessoria Técnica (ASTEC).
IV – Órgãos de Apoio à Gestão:
a) Subsecretaria de Gestão (SUBGES):
1.Departamento de Gestão Estratégica (DEGES):
1.1 Divisão de Gestão por Resultados (DIVGR).
2. Departamento de Desburocratização (DDESB).
3. Departamento de Melhoria de Processos (DEMEP):
3.1 Gerência de Melhoria de Processos (GEMEP).
b) Departamento de Administração (DEPAD):
1. Divisão de Gestão Administrativa (DIGAD):
1.1 Gerência de Controle e Gestão de Documentos (GEDOC);
1.2 Gerência de Aquisição e Contratação (GECON);
1.3 Gerência de Orçamento e Finanças (GEORF); e
1.4 Gerência de Contratos, Convênios e Suprimento de Fundos (GECOS).
2. Divisão de Gestão Operacional (DGEOP):
2.1 Gerência de Manutenção e Serviços (GEMAS);
2.2 Gerência de Material e Patrimônio (GEMAP); e
2.3 Gerência de Planejamento e Controle Administrativo (GEPCA).
3. Divisão de Gestão de Pessoas (DIGEP):
3.1 Gerência de Análise e Acompanhamento de Direitos e Benefícios Funcionais (GEDIF);
3.2 Gerência de Folha de Pagamento (GEFOP); e
3.3 Gerência de Monitoramento de Desempenho Funcional e Apoio Social (GEDEF).
V – Órgãos de Atividades Finalísticas:
a) Subsecretaria de Orçamento e Projetos (SUBORP):
1. Departamento de Diretrizes e Elaboração Orçamentária (DEDEO):
1.1 Divisão de Consolidação da Proposta Orçamentária (DIVCPO);
1.1.1 Gerência de Projetos e Acompanhamento da Receita Orçamentária (GEPRO);
1.2 Divisão de Planejamento, Estatísticas Fiscais e Normas (DPLEN); e
1.3 Divisão de Consolidação e Acompanhamento do Plano Plurianual (DICAP).
2. Departamento de Programação e Execução Orçamentária (DEPEO):
2.1 Divisão de Execução e Conciliação das Alterações Orçamentárias (DIEXE).
2.1.1 Gerência de Análise e Acompanhamento da Execução Orçamentária (GEORC).
2.2 Divisão de Normas e Controle da Execução da Despesa Orçamentária (DINEX);
2.2.1 Gerência de Análise e Acompanhamento das Despesas Orçamentárias (GEAD).
2.3 Divisão de Consolidação e Acompanhamento da Programação Orçamentária (DIPOR).
3. Departamento de Coordenação de Projetos (DEPRO):
3.1 Divisão de Acompanhamento da Captação de Recursos (DIACOR):
3.1.1 Gerência de Acompanhamento das Emendas Parlamentares (GEAEP).
4. Departamento de Elaboração e Análise da Despesa de Pessoal e Encargos Sociais (DEPES).
b) Subsecretaria do Tesouro (SUBTES):
1. Departamento de Inspetoria Setorial de Finanças (DISET):
1.1 Divisão de Acompanhamento de Normas e Procedimentos (DIANP); e
1.2 Divisão de Análise Processual (DIVAP).
2. Departamento Financeiro e Encargos da Dívida Pública (DEFIN):
2.1 Divisão de Dívida Pública (DIDIP):
2.1.1 Gerência de Encargos Gerais (GEREG).
2.2 Divisão de Controle Financeiro (DICOF):
2.2.1 Gerência de Execução Financeira (GEFIN);
2.2.2 Gerência de Programação de Pagamentos (GERPP); e
2.2.3 Gerência de Conciliação Bancária (GEBAN).
3. Departamento Contábil (DECON):
3.1 Divisão de Apoio Técnico Contábil (DIATC);
3.1.1 Gerência de Elaboração e Análise de Balanços GEEAB); e
3.1.2 Gerência de Controle das Prestações de Contas (GECPC).
3.2 Divisão de Orientação e Escrituração Contábil (DIOEC):
3.2.1 Gerência de Conciliação da Receita (GECRE);
c) Subsecretaria da Receita (SUBREC):
1. Departamento de Auditoria Fiscal e Cadastro Mobiliário (DEAFM):
1.1 Divisão de Fiscalização 1 (DIFIS 1):
1.1.1 Gerência de Auditoria Fiscal 1 (GEAFI 1); e
1.1.2 Gerência de Auditoria Fiscal 2 (GEAFI 2).
1.2 Divisão de Fiscalização 2 (DIFIS 2):
1.2.1 Gerência de Auditoria Fiscal 3 (GEAFI 3); e
1.2.2 Gerência de Auditoria Fiscal 4 (GEAFI 4);
1.3 Divisão de Cadastro Mobiliário (DICAM):
1.3.1 Gerência de Cadastro Mobiliário (GECAM).
2. Departamento de Auditoria Fiscal e Cadastro Imobiliário (DEAFI):
2.1 Divisão de Cadastro Imobiliário e Geoprocessamento (DIGEO):
2.1.1 Gerência de Informações Geográficas (GEINF);
2.1.2 Gerência de Manutenção do Cadastro Imobiliário (GEMCA); e
2.1.3 Gerência de Atualização do Cadastro Imobiliário (GEACA).
2.2 Divisão de Fiscalização de Tributos Imobiliários (DIFTI):
2.2.1 Gerência de Lançamento e Auditoria Fiscal do IPTU (GIPTU);
2.2.2 Gerência de Lançamento e Auditoria Fiscal do ITBI (GITBI); e
2.2.3 Gerência de Notificação e Inclusão de Ofício (GENIO).
3 Departamento de Estudos, Planejamento e Monitoramento Tributário (DEPLA):
3.1 Divisão de Estudo, Planejamento e Monitoramento Tributário (DIPLA):
3.1.1 Gerência de Estudos e Pesquisas Fiscais (GEEPE);
3.1.2 Gerencia de Planejamento Fiscal e Monitoramento dos Resultados (GEPLA); e
3.1.3 Gerência de Monitoramento dos Sistemas Fiscais (GEMSI).
4. Departamento de Atendimento, Arrecadação e Cobrança Administrativa (DEARR):
4.1 Divisão de Atendimento ao Contribuinte (DIATE):
4.1.1 Gerência dos Prontos Atendimentos aos Cidadãos (GEPAC).
4.2 Divisão de Arrecadação e Cobrança Administrativa (DIACA):
4.2.1 Gerência de Cobrança Administrativa (GECOB).
5. Departamento de Tributação (DETRI):
5.1 Divisão de Análise, Instrução e Julgamento em Primeira Instância (DIJUT):
5.1.1 Gerência de Julgamento Tributário (GEJUT); e
5.1.2 Gerência de Análise e Instrução de Processo (GEINP).
d) Subsecretaria da Tecnologia da Informação (SUBTI):
1. Departamento de Sistema de Informação (DESIS):
1.1 Divisão de Projetos e Portais (DIPRO):
1.1.1 Gerência de Projetos e Portais (GEPOR); e
1.1.2 Gerência de Acompanhamento de Processos (GEAPR);
1.2 Divisão de Manutenção de Sistemas (DIMAS):
1.2.1 Gerência de Sistemas Legados (GESLE); e
1.2.2 Gerência de Sistemas WEB (GEWEB).
2. Departamento de Segurança e Infraestrutura de TI (DSITI):
2.1 Divisão de Operações e Suporte (DISUP):
2.1.1 Gerência de Help Desk (GDESK); e
2.1.2 Gerência de Suporte ao Usuário (GESUP).
2.2 Divisão de Infraestrutura e Serviços (DIINF):
2.2.1 Gerência de Internet e Intranet (GEINT);
2.2.2 Gerência de Redes e Telecomunicação (GERED); e
2.2.3 Gerência de Banco de Dados (GERBD).
3. Departamento de GEO/TI (DEGEO):
3.1 Divisão de Normatização e Desenvolvimento de Aplicações GEO (DDGEO):
3.1.1 Gerência de Desenvolvimento de Aplicações GEO (GEDGEO).
3.2 Divisão de Manutenção, Suporte e Capacitação em Sistemas GEO (DMGEO):
3.2.1 Gerência de Suporte e Capacitação em Sistemas GEO (GECGEO).
3.3 Divisão de Normatização Geográfica e Acompanhamento de Processos (DNGEO).
4.Departamento de Governança em TI e Segurança da Informação (DEGOV).