A Semef
Icone audio

Estrutura Organizacional

Dirigida por um Secretário Municipal, com o auxílio de um Subsecretário de Gestão, um Subsecretário de Orçamento e Projetos, um Subsecretário do Tesouro, um Subsecretário da Receita e um Subsecretário de Tecnologia da Informação, a SEMEF tem a seguinte estrutura organizacional:

I – Órgão Vinculado:

a) Comitê Gestor do Programa de Parcerias Público Privadas (PPP).

II – Órgãos Colegiados:

a) Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Município (CARF-M).

III – Órgãos de Assistência e Assessoramento:

a) Gabinete do Secretário (GABSEC); e

b) Assessoria Técnica (ASTEC).

IV – Órgãos de Apoio à Gestão:

a) Subsecretaria de Gestão (SUBGES):

1.Departamento de Gestão Estratégica (DEGES):

1.1 Divisão de Gestão por Resultados (DIVGR).

2. Departamento de Desburocratização (DDESB).

3. Departamento de Melhoria de Processos (DEMEP):

3.1 Gerência de Melhoria de Processos (GEMEP).

b) Departamento de Administração (DEPAD):

1. Divisão de Gestão Administrativa (DIGAD):

1.1 Gerência de Controle e Gestão de Documentos (GEDOC);

1.2 Gerência de Aquisição e Contratação (GECON);

1.3 Gerência de Orçamento e Finanças (GEORF); e

1.4 Gerência de Contratos, Convênios e Suprimento de Fundos (GECOS).

2. Divisão de Gestão Operacional (DGEOP):

2.1 Gerência de Manutenção e Serviços (GEMAS);

2.2 Gerência de Material e Patrimônio (GEMAP); e

2.3 Gerência de Planejamento e Controle Administrativo (GEPCA).

3. Divisão de Gestão de Pessoas (DIGEP):

3.1 Gerência de Análise e Acompanhamento de Direitos e Benefícios Funcionais (GEDIF);

3.2 Gerência de Folha de Pagamento (GEFOP); e

3.3 Gerência de Monitoramento de Desempenho Funcional e Apoio Social (GEDEF).

V – Órgãos de Atividades Finalísticas:

a) Subsecretaria de Orçamento e Projetos (SUBORP):

1. Departamento de Diretrizes e Elaboração Orçamentária (DEDEO):

1.1 Divisão de Consolidação da Proposta Orçamentária (DIVCPO);

1.1.1 Gerência de Projetos e Acompanhamento da Receita Orçamentária (GEPRO);

1.2 Divisão de Planejamento, Estatísticas Fiscais e Normas (DPLEN); e

1.3 Divisão de Consolidação e Acompanhamento do Plano Plurianual (DICAP).

2. Departamento de Programação e Execução Orçamentária (DEPEO):

2.1 Divisão de Execução e Conciliação das Alterações Orçamentárias (DIEXE).

2.1.1 Gerência de Análise e Acompanhamento da Execução Orçamentária (GEORC).

2.2 Divisão de Normas e Controle da Execução da Despesa Orçamentária (DINEX);

2.2.1 Gerência de Análise e Acompanhamento das Despesas Orçamentárias (GEAD).

2.3 Divisão de Consolidação e Acompanhamento da Programação Orçamentária (DIPOR).

3. Departamento de Coordenação de Projetos (DEPRO):

3.1 Divisão de Acompanhamento da Captação de Recursos (DIACOR):

3.1.1 Gerência de Acompanhamento das Emendas Parlamentares (GEAEP).

4. Departamento de Elaboração e Análise da Despesa de Pessoal e Encargos Sociais (DEPES).

b) Subsecretaria do Tesouro (SUBTES):

1. Departamento de Inspetoria Setorial de Finanças (DISET):

1.1 Divisão de Acompanhamento de Normas e Procedimentos (DIANP); e

1.2 Divisão de Análise Processual (DIVAP).

2. Departamento Financeiro e Encargos da Dívida Pública (DEFIN):

2.1 Divisão de Dívida Pública (DIDIP):

2.1.1 Gerência de Encargos Gerais (GEREG).

2.2 Divisão de Controle Financeiro (DICOF):

2.2.1 Gerência de Execução Financeira (GEFIN);

2.2.2 Gerência de Programação de Pagamentos (GERPP); e

2.2.3 Gerência de Conciliação Bancária (GEBAN).

3. Departamento Contábil (DECON):

3.1 Divisão de Apoio Técnico Contábil (DIATC);

3.1.1 Gerência de Elaboração e Análise de Balanços GEEAB); e

3.1.2 Gerência de Controle das Prestações de Contas (GECPC).

3.2 Divisão de Orientação e Escrituração Contábil (DIOEC):

3.2.1 Gerência de Conciliação da Receita (GECRE);

c) Subsecretaria da Receita (SUBREC):

1. Departamento de Auditoria Fiscal e Cadastro Mobiliário (DEAFM):

1.1 Divisão de Fiscalização 1 (DIFIS 1):

1.1.1 Gerência de Auditoria Fiscal 1 (GEAFI 1); e

1.1.2 Gerência de Auditoria Fiscal 2 (GEAFI 2).

1.2 Divisão de Fiscalização 2 (DIFIS 2):

1.2.1 Gerência de Auditoria Fiscal 3 (GEAFI 3); e

1.2.2 Gerência de Auditoria Fiscal 4 (GEAFI 4);

1.3 Divisão de Cadastro Mobiliário (DICAM):

1.3.1 Gerência de Cadastro Mobiliário (GECAM).

2. Departamento de Auditoria Fiscal e Cadastro Imobiliário (DEAFI):

2.1 Divisão de Cadastro Imobiliário e Geoprocessamento (DIGEO):

2.1.1 Gerência de Informações Geográficas (GEINF);

2.1.2 Gerência de Manutenção do Cadastro Imobiliário (GEMCA); e

2.1.3 Gerência de Atualização do Cadastro Imobiliário (GEACA).

2.2 Divisão de Fiscalização de Tributos Imobiliários (DIFTI):

2.2.1 Gerência de Lançamento e Auditoria Fiscal do IPTU (GIPTU);

2.2.2 Gerência de Lançamento e Auditoria Fiscal do ITBI (GITBI); e

2.2.3 Gerência de Notificação e Inclusão de Ofício (GENIO).

3 Departamento de Estudos, Planejamento e Monitoramento Tributário (DEPLA):

3.1 Divisão de Estudo, Planejamento e Monitoramento Tributário (DIPLA):

3.1.1 Gerência de Estudos e Pesquisas Fiscais (GEEPE);

3.1.2 Gerencia de Planejamento Fiscal e Monitoramento dos Resultados (GEPLA); e

3.1.3 Gerência de Monitoramento dos Sistemas Fiscais (GEMSI).

4. Departamento de Atendimento, Arrecadação e Cobrança Administrativa (DEARR):

4.1 Divisão de Atendimento ao Contribuinte (DIATE):

4.1.1 Gerência dos Prontos Atendimentos aos Cidadãos (GEPAC).

4.2 Divisão de Arrecadação e Cobrança Administrativa (DIACA):

4.2.1 Gerência de Cobrança Administrativa (GECOB).

5. Departamento de Tributação (DETRI):

5.1 Divisão de Análise, Instrução e Julgamento em Primeira Instância (DIJUT):

5.1.1 Gerência de Julgamento Tributário (GEJUT); e

5.1.2 Gerência de Análise e Instrução de Processo (GEINP).

d) Subsecretaria da Tecnologia da Informação (SUBTI):

1. Departamento de Sistema de Informação (DESIS):

1.1 Divisão de Projetos e Portais (DIPRO):

1.1.1 Gerência de Projetos e Portais (GEPOR); e

1.1.2 Gerência de Acompanhamento de Processos (GEAPR);

1.2 Divisão de Manutenção de Sistemas (DIMAS):

1.2.1 Gerência de Sistemas Legados (GESLE); e

1.2.2 Gerência de Sistemas WEB (GEWEB).

2. Departamento de Segurança e Infraestrutura de TI (DSITI):

2.1 Divisão de Operações e Suporte (DISUP):

2.1.1 Gerência de Help Desk (GDESK); e

2.1.2 Gerência de Suporte ao Usuário (GESUP).

2.2 Divisão de Infraestrutura e Serviços (DIINF):

2.2.1 Gerência de Internet e Intranet (GEINT);

2.2.2 Gerência de Redes e Telecomunicação (GERED); e

2.2.3 Gerência de Banco de Dados (GERBD).

3. Departamento de GEO/TI (DEGEO):

3.1 Divisão de Normatização e Desenvolvimento de Aplicações GEO (DDGEO):

3.1.1 Gerência de Desenvolvimento de Aplicações GEO (GEDGEO).

3.2 Divisão de Manutenção, Suporte e Capacitação em Sistemas GEO (DMGEO):

3.2.1 Gerência de Suporte e Capacitação em Sistemas GEO (GECGEO).

3.3 Divisão de Normatização Geográfica e Acompanhamento de Processos (DNGEO).

4.Departamento de Governança em TI e Segurança da Informação (DEGOV).