Prefeito lança evento destacando apoio à cultura local, turismo e anúncio de sete atrações nacionais

Por Prefeitura de Manaus

12/04/2024 20h04

Icone audio
#paratodosverem – prefeito David Almeida anuncia as sete primeiras atrações nacionais do #Sou Manaus – Passo a Passo 2024

O #Sou Manaus – Passo a Paço 2024 foi lançado pelo prefeito David Almeida, oficialmente, na tarde desta sexta-feira, 12/4, no Mirante Lúcia Almeida, em solenidade que apresentou o evento deste ano às autoridades, população e imprensa da cidade. O maior festival de artes integradas do norte do país acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de setembro no Centro Histórico de Manaus, com mais de 150 horas de programação cultural, com shows ao vivo de artistas nacionais e internacionais, exposições e intervenções artísticas, além de feira gastronômica e espaços culturais.

Realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), o #Sou Manaus – Passo a Paço é uma ação integrada que envolve todas as pastas da administração municipal.

Ao falar sobre os artistas locais, o chefe do Executivo municipal chamou a atenção para o alcance positivo que será proporcionado pelo evento.

“Nove palcos distribuídos nesse perímetro de 60 mil m². Imaginem fazer uma imersão num festival que dá vez e voz para 900 artistas locais. Nunca foram tão valorizados os artistas locais como nesta edição do #Sou Manaus, todas as artes integradas estarão numa concepção de inclusão”, comentou Almeida.

#paratodosverem – apresentação dos palcos

Atrações

O #Sou Manaus Passo a Paço 2024 trará à capital amazonense 17 atrações nacionais e uma atração internacional, além de 900 atrações locais, distribuídas pelo Centro Histórico.

Nesta sexta-feira, o prefeito David Almeida anunciou sete atrações nacionais: Capital Inicial, Pitty, Pixote, Manu Batidão, Titãs, Lorena Simpson e Luiza Sonza. O prefeito destacou a artista Lorena Simpson, que é amazonense e já faz sucesso nacionalmente, incluindo a cantora como uma das atrações nacionais que se apresentarão no evento em setembro.

A expectativa é a de que o festival deste ano atinja o maior número de trabalhadores da cultura em uma única edição, desde sua criação.

O #Sou Manaus 2024 terá nove palcos: “Malcher”, “Alfândega”, “Palco Coreto”, “Palco Museu”, espaço “Cultura Urbana”, espaço “Moda”, o palco Teatro, espaço “Empreendedores”, e, de forma inédita, a “Tenda Eletrônica”, voltada ao público da música eletrônica.

#paratodosverem – artistas circenses se apresentando

Turismo

O evento também foi pensado para atrair os turistas que estiverem na cidade. Além das intervenções artísticas, os equipamentos culturais do Centro Histórico, Museu da Cidade de Manaus, Centro Cultural Oscar Ramos, o mirante Lúcia Almeida e Casarão Thiago de Mello, estarão abertos à visitação do público durante os três dias de festival.

A entrega do largo de São Vicente totalmente revitalizado, tornará o #Sou Manaus Passo a Paço 2024 a primeira edição a contar com toda a extensão do Centro Histórico de Manaus.

O prefeito ressaltou a amplitude territorial do evento ao citar o aumento da área para a edição do festival deste ano. “Nós vamos ter 60 mil m² de área, se ampliam as possibilidades. Este ano, com algo inovador, que é a adição do mirante, o casarão, o largo, e o píer, que fica pronto em 30 dias”, pontuou.

Lei Rouanet

Em 2023, a Manauscult submeteu à Lei Rouanet (Lei de Incentivo à Cultura) a proposta do projeto #Sou Manaus Passo a Passo. Após um processo meticuloso de análise, e pela primeira vez, a proposta atendeu integralmente aos requisitos de admissibilidade estabelecidos pela legislação pertinente, incluindo a Lei nº 8.313/91, o Decreto nº 11.453/2023 e a Instrução Normativa em vigor. Como resultado desse esforço, o projeto foi elevado ao status de projeto cultural, sendo publicado no Diário Oficial da União e tornando-se apto para captar recursos de empresas privadas.

O gestor da Manauscult, Reginei Rodrigues, comemorou a aprovação do #Sou Manaus 2024 na Lei de Incentivo à Cultura, que configura um aporte financeiro a nível federal ao maior festival de artes integradas do Norte.

“Após mais de dez anos, tivemos o projeto do #Sou Manaus aprovado na Lei Rouanet. São R$ 5,5 milhões que a Manauscult foi contemplada, num cenário em que 22 instituições em Manaus foram agraciadas pelo Ministério da Cultura, e a Prefeitura de Manaus é uma delas”, explicou Rodrigues.

A Manauscult reconhece a importância de mecanismos como a Lei Rouanet para o fomento de projetos culturais e dinamização de toda a cadeia produtiva da cultura. Essa conquista representa o reconhecimento do potencial do projeto “#Sou Manaus Passo a Passo”, e um passo significativo no impulsionamento da diversidade cultural e promoção do desenvolvimento da cidade de Manaus.

A Prefeitura de Manaus entende a importância de ter o projeto reconhecido pela esfera federal, abrindo portas para parcerias com o setor privado e possibilitando a realização de projetos que fomentarão a cena cultural da cidade.

Edital de patrocínio

A Manauscult também anunciou o lançamento do Edital de Chamada Pública nº 002/2024, visando selecionar empresas interessadas em colaborar como patrocinadoras do festival, que estará disponível no Diário Oficial do Município.

As empresas selecionadas terão a oportunidade de celebrar um termo de cooperação de patrocínio com a Manauscult, onde serão estabelecidas as formas de inserção de suas marcas nos materiais promocionais, de divulgação e na programação oficial do #Sou Manaus Passo a Paço 2024. Este ano, a iniciativa contemplará seis cotas de patrocínio, proporcionando às empresas participantes uma ampla visibilidade e a chance de contribuir para o enriquecimento do cenário cultural da região.

 — — —

Texto – Divulgação / Manauscult

Fotos – Clóvis Miranda e Dhyeizo Lemos / Semcom