Prefeitura realiza sorteio de apresentação e pagamento do fomento na terça-feira, 6/6

31/05/2023 14h30

A Prefeitura de Manaus e o governo do Amazonas, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), realizam, na terça-feira, 6/6, às 10h, no  Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), o sorteio da ordem de apresentação dos grupos das categoria Bronze, Prata, Ouro e Bois-Bumbás, que concorrerão no 65º Festival Folclórico do Amazonas, que inicia no dia 11/6, às 19h, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), na bola da Suframa, zona Sul.

O diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, explica que o sorteio é a forma mais democrática para manter a imparcialidade e transparência do festival. “Estamos alinhados com o secretário Marcos Apólo, e seguindo o que determina o regulamento, que passou pela aprovação dos grupos. Estamos trabalhando para fazer o melhor festival dos últimos tempos”, disse.

O sorteio vai definir a ordem de apresentação dos grupos folclóricos, iniciando pela “mostra folclórica”, seguida pela categoria Bronze, depois a Prata, e finalizando com a Ouro e Bois-Bumbás. Além do secretário de Cultura do governo e do diretor-presidente da Manauscult, estarão presentes os representantes legais das associações credenciadas, responsáveis pelos grupos folclóricos.

Após o sorteio, não serão aceitos pedidos de alteração na ordem de apresentação. Na oportunidade, a Prefeitura de Manaus realizará o pagamento do fomento que corresponde a quase R$ 1,2 milhão para 78 grupos, sendo 45 da categoria Prata e 30 da categoria Bronze. Além deles, os bois-bumbás Galante, Garanhão e Corre Campo também receberão o fomento, totalizando 78 grupos contemplados pelo edital.

Texto – Emanuelle Baires / Manauscult

Foto – João Viana/Semcom