Prefeitura realiza oficina de bolos para mulheres atendidas em casa de acolhimento

09/01/2024 18h49

#paratodosverem – técnica da Semasc ensinando às mulheres da Yacamiabas

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta terça-feira, 9/1, uma oficina de bolos para o público atendido pela Ycamiabas, casa de acolhimento para mulheres vítimas de violência localizada na zona Centro-sul do município.

A oficina faz parte das atividades de capacitação e convívio social promovidas pelo equipamento para o desenvolvimento da autonomia financeira das famílias acolhidas e de sua autoestima. Durante toda a tarde, as usuárias puderam aprender o processo de produção do tradicional “Bolo de Reis” e sua precificação para venda.

“São atividades essenciais não apenas para que nossas usuárias aprendam novas técnicas que as permitam ter acesso a uma renda extra e, por consequência, uma autonomia financeira plena, mas também para que possam, após o desligamento da casa de acolhimento, promover momentos de bem-estar com os entes queridos, parte essencial de uma vida em comunidade saudável”, explicou Virna Martiniano Fernandes, assistente social da Ycamiabas.

Acolhida há pouco menos de um mês, a usuária Maria R., 60, já consegue perceber a importância das atividades promovidas pela equipe de atendimento multidisciplinar do equipamento em sua vida e agradeceu a oportunidade.

“Eu nunca havia feito um bolo em toda a minha vida, muito menos com o pensamento de que eu poderia vender um, então é um aprendizado muito importante para mim. Depois de tudo que passei, acaba sendo também uma forma de espairecer a mente e focar no que posso fazer de agora em diante, focar no meu futuro, então só tenho a agradecer”, afirmou.

Sobre a Ycamiabas

Administrada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), a “Ycamiabas – Casa de Acolhimento para Mulheres” é responsável por fornecer abrigo e atendimento psicossocial 24 horas para mulheres e seus filhos que se encontram em situação de violência ou vulnerabilidade social.

O abrigo temporário fornecido pela Ycamiabas tem duração de até 90 dias, variando de acordo com a gravidade de cada caso recebido. O atendimento é realizado somente por meio de encaminhamentos expedidos por outros equipamentos e instituições da Rede de Atendimento à Mulher, como delegacias, varas especializadas no combate à violência doméstica e familiar e Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

Texto – Guilherme Pacheco / Semasc

Fotos – Diego Lima / Semasc