Prefeitura e Unicef realizam última reunião de balanço da #AgendaCidadeUNICEF de 2023  

Por Prefeitura de Manaus

30/11/2023 18h01

Icone audio
#paratodosverem – Subsecretária Graça Prola apresenta dados durante eventos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizaram, nesta quinta-feira, 30/11, a última reunião de balanço das ações da #AgendaCidadeUNICEF – Manaus, executadas no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste da capital, ao longo do ano de 2023.  

A reunião foi realizada no centro de convenções do Mercure Hotel, na zona Centro-Sul, contando com a presença de secretarias municipais, estaduais e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) responsáveis pelo desenvolvimento das políticas públicas de saúde, assistência social, educação, esporte, cultura, segurança e empregabilidade no território.  

“Hoje estamos reunidos para avaliar e discutir sobre o que de fato foi a #AgendaCidadeUNICEF – Manaus neste primeiro ano de atividades. O município de Manaus, por meio da atuação intensa da gestão municipal, tem se destacado nacionalmente no desenvolvimento da agenda, alcançando inúmeros resultados de destaque na garantia de direitos de crianças e adolescentes”, destacou a subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos da Semasc, Graça Prola.  

Entre as grandes metas alcançadas durante o ano, destacaram-se o resgate educacional de 713 crianças e adolescentes que se encontravam em situação de abandono escolar, a ampliação da cobertura vacinal do bairro, que ultrapassou os 90% de crianças devidamente vacinadas, e a intensificação de ações itinerantes de empregabilidade no território, como o “Sine nos Bairros”.  

De acordo com a chefe de escritório do Unicef em Manaus, Débora Nandja, tais resultados são fruto de uma participação exemplar por parte da Prefeitura de Manaus no desenvolvimento e até na liderança da agenda na cidade. Segundo Débora, Manaus é a única cidade dos oito centros urbanos do país selecionados para participar da iniciativa cuja gestão municipal assumiu o protagonismo de forma tão intensa.  

“Para nós é um grande prazer trabalhar com a Prefeitura de Manaus uma vez que suas secretarias assumiram o protagonismo total no projeto, o que é simplesmente incrível. São as equipes da gestão municipal que coordenam o Plano de Ações, organizam as reuniões e que lideram o comitê, é algo fantástico de se presenciar. A cidade de Manaus genuinamente adotou a #AgendaCidadeUNICEF e inclusive já discute a transformação da iniciativa em uma política pública permanente, o que é realmente singular”, explicou.  

Além da Semasc, participaram da reunião as secretarias municipais de Saúde (Semsa), Educação (Semed), Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), a Fundação Manaus Esporte (FME), as secretarias de estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Amazonas (Sejusc), de Educação e Desporto Escolar (Seduc), de Assistência Social (Seas), de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), o Conselho Tutelar, a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) e as OSCs O Pequeno Nazareno e Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra). 

— — — 

Texto – Guilherme Pacheco / Semasc 

Fotos – Diego Lima / Semasc