Prefeitura de Manaus realiza torneio de futsal em alusão ao Dia das Crianças

18/10/2023 18h40

Em mais uma atividade alusiva ao Dia das Crianças, celebrado no último dia 12/10, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), com apoio da Fundação Manaus Esporte (FME), realizou, nesta quarta-feira, 18/10, um torneio infantojuvenil de futebol de salão para crianças e adolescentes referenciados no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Compensa 1, na zona Oeste.

Realizado no Centro de Esporte e Lazer (CEL) Dom Jackson Damasceno, também localizado no bairro Compensa, zona Oeste, o evento reuniu aproximadamente 350 pessoas na quadra, entre times formados por crianças e adolescentes da comunidade e familiares na torcida.

“Nós, enquanto equipamento, entendemos que a orientação socioassistencial aliada à prática esportiva é uma maneira prática e lúdica de desenvolver o que esses jovens têm de melhor dentro de si. É um torneio pensado com o intuito de promover essas interações deles uns com os outros e com a família”, explicou a coordenadora do equipamento, Elaine Cardoso.

O torneio foi dividido em duas categorias, determinadas pela faixa etária dos participantes, com a primeira sendo composta por times com jogadores entre 15 e 17 anos de idade e a segunda com times com jogadores entre 10 e 13 anos de idade. De acordo com o professor de Educação Física e árbitro das partidas, Lúcio José Pereira Lopes, a iniciativa tem sua importância elevada à medida em que se é possível perceber a qualidade na socialização das crianças presentes.

“Alguns aqui utilizam a quadra pela parte da manhã, outros pela tarde, mas hoje reunimos todos em um único espaço e também convidamos a família de cada para prestigiar o momento. É um evento para todos, onde observamos muitas amizades novas sendo feitas em meio a uma festa linda”, afirmou.

O estudante Rickson Silva, de 16 anos, participou da competição com time formado majoritariamente por amigos de sua escola. Para o adolescente, o torneio sinaliza algo ainda mais importante para ele e seus companheiros de time.

“É sempre bom participar de competições assim, principalmente com os amigos. A gente sabe o quanto isso é importante não só pro nosso divertimento, mas também como uma forma de combate à violência dentro da comunidade, como uma forma de manter a gente, que é jovem, com a mente ocupada e em um local seguro, então é muito bom que a Prefeitura promova eventos assim”, destacou.

Já a dona de casa Eliete Martins de Oliveira acompanhou o filho Samuel, de 16 anos, durante as partidas. Para ela, o mais importante da ocasião foi a oportunidade de viver um momento tão único e especial perto do filho.

“A gente sabe que eles gostam muito disso aqui, o quanto eles são felizes fazendo o que gostam, e estar dentro desta quadra vendo o rosto do meu filho enquanto ele joga é algo simplesmente maravilhoso e gratificante para mim”, concluiu.

Texto – Guilherme Pacheco / Semasc

Foto – Diego Lima / Semasc