Prefeitura de Manaus promove manhã de convivência com famílias atendidas pelo Creas

24/05/2023 15h45

Buscando promover atividades que garantam acesso ao lazer, à educação e à cultura à população carente do município, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta quarta-feira, 24/5, uma manhã de convivência com famílias referenciadas nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) Sul e Centro-Sul, atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi).

Ao todo, 15 famílias foram convidadas a participar de um passeio pelo Bosque da Ciência, espaço de visitação pública do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e dedicado à divulgação científica, localizado no bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus.

“Grande parte dessas famílias é venezuelana, então é um momento de conhecimento da flora de nosso Estado, da fauna e até da cultura ao redor dessa realidade em que elas agora estão inseridas. É um momento muito importante também para o processo de acolhimento, pois proporciona uma quebra na rotina dessas famílias e ajuda a fortalecer um sentimento comunitário de pertencimento e entendimento do ambiente ao seu redor, parte importante do nosso trabalho”, destacou a gerente do Paefi, Kátia Batista.

De acordo com a assistente social do Creas Centro-Sul, Irvana Góes, além de proporcionar o fortalecimento de vínculos dentro núcleo familiar, entre as famílias e o município em si, o outro grande objetivo em mente é elaborar ações como essa, mirando uma inclusão social gradativa e efetiva.

“É por isso que fazemos essa interação, para que essas famílias possam conhecer melhor espaços como este, para que possam ter acesso à educação, à cidadania e ao lazer também, algo muito importante para todos, mas principalmente para quem já se encontra em uma situação de vulnerabilidade”, explicou.

Acompanhada do filho durante o passeio, a dona de casa venezuelana A. B. elogiou a iniciativa. “Foi muito bom, é um lugar muito agradável e cheio de coisas que chamaram tanto a minha atenção quanto a do meu filho. Adoramos de verdade”, afirmou.

Creas

Manaus conta com cinco unidades de Creas, que ofertam atendimento especializado a famílias e indivíduos que vivenciam situações de vulnerabilidade, com direitos violados, mas cujo os vínculos familiar e comunitário não foram rompidos, visando a orientação e o convívio sociofamiliar.

O trabalho é realizado por meio do Paefi, que atende casos principalmente relacionados à violência física, psicológica e negligência; violência sexual; abuso e/ou exploração sexual; afastamento do convívio familiar devido a aplicação de medida de proteção; abandono; vivência de trabalho infantil; discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia.

Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc

Fotos – Marcely Gomes / Semasc