Prefeitura de Manaus expediu mais de 12 mil credenciais de estacionamento em 2023

Por Prefeitura de Manaus

03/01/2024 15h28

Icone audio
Crendencial de estacionamento para idosos e PcDs #paratodosverem – Idoso recebendo a credencial de estacionamento de servidor do IMMU

Em mais um ano de serviços prestados à população de Manaus, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), expediu 12.519 credenciais de estacionamento para idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs), facilitando a vida de quem precisa de locais mais cômodos para deixar seus veículos. Destas, 10.228 foram credenciais de idosos emitidas ou revalidadas, além de 2.291 também novas ou revalidadas para PcDs.

O chefe do Serviço de Atendimento Especial (SAE) do IMMU, Jean Carlos Auzier Sobreira, destacou a importância desta documentação. “Com a credencial, o idoso ou PcD estaciona a poucos metros dos locais de comércio e não fica procurando vaga, salientando que o percentual determinado por lei é 5% para idosos e 2% para PcDs”.

O ex-bancário e advogado Ivo da Silva Lobato, de 65 anos, esteve, nesta quarta-feira, 3/4, na sede IMMU para emitir uma nova via da credencial de estacionamento e elogiou o serviço prestado pelo IMMU.

“Sem dúvida este serviço facilita muito a vida da gente, porque a cidade é superlotada de veículos, e está cada vez mais difícil encontrar vaga para estacionamento. No entanto, infelizmente, é muito comum ver pessoas que não têm direito a usar estas vagas especiais”, afirmou.

Desde julho de 2023, começaram as emissões do novo modelo de credencial utilizado em outras cidades do país com validade de cinco anos. A medida atendeu a Resolução nº 965, de 17 de maio de 2022, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A credencial, que autoriza o estacionamento em vaga especial, pode ser emitida por idosos a partir de 60 anos e PcDs. Os interessados devem fazer agendamento no site do IMMU, no link https://immu.manaus.am.gov.br/index.php?r=agendamento%2Findex.

Para emitir a credencial, os idosos precisam apresentar os seguintes documentos: comprovante de residência atualizado, cópia de RG e CPF. Para PcDs, também é necessária a apresentação de laudo médico constando diagnóstico, CID, carimbo e assinatura do médico especialista. O documento tem validade de cinco anos.

— — —

Texto – Álisson Castro / IMMU

Foto – Divulgação / IMMU