Prefeitura promove reunião estratégica de combate às queimadas
05/07/2024 15h02
A prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), realiza, nesta quinta-feira, 11/7, às 10h, no auditório da Prefeitura de Manaus, uma reunião estratégica de combate às queimadas envolvendo gestores dos 13 municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM), órgãos relacionados à temática e com a participação de moradores da zona rural da cidade.
Um dos objetivos é definir ações conjuntas que evitem a queima de resíduos, o que é crime ambiental, podendo gerar pena de até quatro anos de reclusão e multa, e provoca diversos malefícios à saúde humana e ao meio ambiente.
De acordo com dados divulgados pelo Programa Queimadas, do Instituto de Pesquisas Espaciais da Amazônia (Inpe), o Estado do Amazonas teve, de janeiro a 3 de julho de 2024, o total de 715 focos de incêndios florestais registrados por meio de satélite. Destes, cinco focos foram registrados em Manaus, o que corresponde a 0,7% das ocorrências. Ainda de acordo com o órgão de monitoramento, os cinco municípios com maiores números de focos no mesmo período são: Lábrea (104), Manicoré, (65), São Gabriel da Cachoeira (62), Apuí (56) e Barcelos, com 53 focos registrados. Em relação aos municípios da Região Metropolitana de Manaus, os índices são: Autazes (21), Itacoatiara (17), Presidente Figueiredo (16), Careiro (11), Manacapuru (10), Careiro da Várzea (10), Manaus (5), Novo Airão (4), Silves (3), Iranduba (2), Itapiranga (2), Manaquiri (2) e Rio Preto da Eva (2).
No segundo semestre do ano, período de verão e estiagem no Amazonas, o clima seco contribui para a propagação do fogo, o que interfere no aumento do número de queimadas e incêndios florestais em todo o Estado. Manaus acaba recebendo a fumaça proveniente dos municípios com maiores áreas de vegetação e índices de focos de incêndios, como apontado pelos dados do Inpe.
A Prefeitura de Manaus realiza, ao longo de todos os meses do ano, ações de sensibilização sobre o combate às queimadas urbanas, em escolas, comunidades e eventos, por meio da divisão de Educação Ambiental da Semmasclima. No período do verão, as atividades são intensificadas, por meio de blitze semanais realizadas em pontos estratégicos, como nas proximidades de pontes e rodovias que interligam Manaus aos municípios do entorno, com o objetivo de orientar a população sobre o que fazer com os resíduos, sejam eles de vegetação, sólidos, recicláveis ou orgânicos, em vez de queimá-los – o que é uma prática comum da região, porém irregular.
Denúncias de queimadas em Manaus
A Semmasclima recebeu 19 denúncias de queimadas urbanas em Manaus, de janeiro a maio de 2024, atuando nestas por meio do departamento de Fiscalização. A população pode fazer denúncia, caso presencie a queima de resíduos e de vegetação, ligando para o Corpo de Bombeiros (193), informando o endereço do local; fazendo registros fotográficos e de vídeos e denunciando nos canais da Semmasclima: (92) 98842-2161 (whatsapp) e defis.semmas@gmail.com, anexando as mídias e informando o endereço, dia e horário da ocorrência.
— — —
SERVIÇO
O quê – Reunião Estratégica de Combate às Queimadas
Quando – Quinta-feira, 11/7
Horário – 10h
Local – Auditório da Prefeitura de Manaus, na avenida Brasil, 2.971, bairro Compensa, zona Oeste.