Prefeitura leva projeto ‘Transversalizando o Trânsito’ para escola do bairro Jorge Teixeira

Por Prefeitura de Manaus

26/04/2024 15h11

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, em uma iniciativa coordenada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), levou o projeto “Transversalizando o Trânsito” para a escola municipal Cleonice Menezes Fernandes, bairro Jorge Teixeira, zona Leste da cidade, nesta sexta-feira, 26/4. O objetivo da ação é semear as bases de um trânsito mais seguro entre os jovens estudantes, promovendo a conscientização sobre as regras e a cidadania no tráfego urbano.

Com uma série de atividades lúdicas e informativas, o projeto tem o objetivo de familiarizar os alunos com as leis de trânsito e as boas práticas de circulação viária. “As crianças de hoje são os motoristas de amanhã, e nosso papel é assegurar que eles cresçam com a consciência da importância da segurança viária”, afirmou o diretor de Engenharia e Educação para o Trânsito do IMMU, Uarodi Guedes.

A ação, que já alcançou centenas de estudantes da capital amazonense, inclui aulas teóricas e simulações práticas, incentivando uma participação ativa dos jovens. Os educadores do IMMU acreditam em um aumento significativo na absorção de conhecimentos relacionados ao tema, indicando um sucesso na transmissão de valores essenciais para um trânsito mais seguro.

“Essa iniciativa vem ao encontro de uma demanda por conscientização que deve começar cedo. Quando esses alunos se tornarem adultos, terão uma base sólida para agir com prudência nas vias públicas”, ressaltou Guedes, evidenciando o impacto de longo prazo esperado pelo programa. A partir dessas lições, Manaus espera ver uma redução nos índices de acidentes e infrações, cultivando um ambiente urbano mais seguro para todos.

A realização do projeto é um passo importante na visão da Prefeitura de Manaus para fomentar uma sociedade mais informada e cautelosa no que diz respeito à mobilidade urbana. As ações do “Transversalizando o Trânsito” não apenas educam, mas também inspiram uma mudança cultural que poderá refletir na redução de acidentes e no aumento da segurança viária.

Texto – Marcelo Lima / IMMU

Fotos – Divulgação / IMMU