Prefeitura de Manaus realiza exposição de artes para alunos da rede municipal
30/04/2025 18h24


Estudantes do 6º ao 9º ano da escola municipal Deputado Ulisses Guimarães, localizada no bairro Novo Aleixo, zona Norte, participaram da exposição de artes “Arte, pra quê?”, realizada, nesta quarta-feira, 30/4. A ação, promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), levou expressão e sensibilidade artística aos alunos, fortalecendo a arte como ferramenta de comunicação e transformação.
A iniciativa teve como objetivo valorizar a arte como forma de expressão e apreciação crítica nas quatro linguagens artísticas: artes visuais, teatro, dança e música. A exposição também mostrou o processo criativo desenvolvido por cada aluno durante essa vivência.
Para a pedagoga Ana Carla Freitas, a atividade provocou diferentes emoções nos estudantes e reforçou o compromisso da escola com a promoção de ações culturais.
“Esta atividade vem justamente para provocar emoções nos alunos, permitindo que eles se expressem por meio da arte, seja dramatizando, cantando ou produzindo obras. Os alunos foram motivados a criar seus materiais, e nossa escola está sempre aberta a essas ações. Assim, incentivamos a aprendizagem a partir da arte”, destacou Ana.
O evento contou com apresentações de teatro, canto e música. O professor de artes, Wendell Ramos, ressaltou a importância de ações como essa para o fortalecimento do aprendizado dos alunos.
“Esta exposição surgiu a partir de uma provocação em sala de aula: questionei os alunos sobre a serventia da arte em suas vidas. Descobrimos a arte no nosso cotidiano e trouxemos essas emoções para as obras, especialmente nas artes visuais. Eles se expressaram não só por meio dos desenhos, mas também pela dança, teatro e música”, explicou Ramos.
Uma das atividades desenvolvidas foi baseada na música “Desconstrução”, de Tiago Iorc. Segundo o professor, a obra abordou a vulnerabilidade dos jovens nas redes sociais e a perda da identidade nesse ambiente.
“É essencial trazer esses temas para os jovens de hoje, que muitas vezes não demonstram seus sentimentos. A disciplina de arte existe justamente para isso: permitir que eles explorem seus sentimentos e transformem a dor em arte”, finalizou.
A aluna Ana Clara Xavier, 11, compartilhou sua experiência e destacou o esforço e a preparação para a apresentação.
“Hoje, participei da peça de teatro e do canto. Foi muito importante para nossa escola. A gente se preparou por mais de um mês. Achamos que não ia dar certo, mas conseguimos. Nossa escola sempre promove essas atividades, que são importantes para o nosso ensino e para a nossa cultura”, afirmou Ana Clara.
— — —
Texto – Jorgiane Castinares/ Semed
Fotos – Divulgação Semed