Dia ‘D’ do Grêmio Estudantil movimenta escola indígena da prefeitura no rio Negro

02/06/2023 17h24

Com o intuito de potencializar o protagonismo estudantil, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta sexta-feira, 2/6, mais um “Dia D” das Eleições dos Grêmios Estudantis. Desta vez, na escola municipal Indígena Arú Waimī, na comunidade Terra Preta, no rio Negro, zona ribeirinha da capital.

O Grêmio Estudantil é o órgão máximo de representação dos estudantes da unidade de ensino, com objetivo de defender os direitos e interesses, exercitando a aprendizagem ética e cidadã. A iniciativa pedagógica é coordenada pela Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), sendo caracterizada por ser uma organização sem fins lucrativos com prerrogativas cívicas, culturais, educacionais desportivas e sociais.

“Todos nós somos cidadãos. Então, é importante que a comunidade indígena também seja incluída nesse processo. A constituição do Grêmio Estudantil e a participação nesse colegiado, faz com que os estudantes possam exercer a cidadania e ter voz para auxiliar a gestão escolar. Além de acrescentar positivamente, tanto para o crescimento dos estudantes quanto para o crescimento da escola”, explicou a coordenadora dos Grêmios Estudantis, Sued Araújo.

Atribuições

Na rede municipal de ensino, os Grêmios Estudantis constituídos auxiliarão a gestão escolar, na perspectiva de desenvolver e participar de ações que visam a melhoria da comunidade. Assim, possibilita o protagonismo infantojuvenil, engajamento dos estudantes nas práticas

pedagógicas, na autonomia e na capacidade para tomar decisões.

Além de ser uma atividade pedagógica que desenvolve os projetos conforme os eixos: cultural, literário, artes, promoção da saúde, esporte, lazer, comunicação, tecnologia, meio ambiente e empreendedorismo, conforme detalha o gestor da respectiva unidade de ensino, Anderson Barros.

“O Grêmio Estudantil vem para somar com a escola. Acredito, sem sombra de dúvidas, que os estudantes vão ajudar bastante em relação aos trâmites da escola, juntos com os professores”, enfatiza.

Eleição

A respectiva unidade de ensino atende 46 estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, bem como Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A chapa denominada “Kirībawa”, número 12 para votação, do “Partido Cultural Baré”, com o lema “Lutando pela Educação Indígena”, foi eleita por unanimidade.

Para a presidente, estudante do 8° ano, Fernanda Brazão Bruno, de 13 anos, indígena da etnia Baré e Baniwa, a emoção desse momento é indescritível. “A sensação de representar a minha própria escola é muito forte. Estou muito feliz e os outros alunos do Grêmio também. Agora a gente pode ajudar muito os outros estudantes e toda a escola”.

Texto – Andrew Ericles / Semed

Fotos – Matheus Perdiz / Semed