Comunidade Nossa Senhora de Fátima recebe ação de saúde e educação da prefeitura para combate à malária

04/08/2023 13h34

A comunidade Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro Tarumã-Açu, vai receber uma ação integrada de saúde e educação, da Prefeitura de Manaus, em combate à malária, neste sábado, 5/8, das 8h às 11h. A atividade acontece na escola municipal José Sobreira do Nascimento, com realização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Distrito de Saúde Rural, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), via Divisão Distrital da Zona Rural.

O diretor do Distrito de Saúde Rural, Rubens Souza, explica que a ação integrada prevê a oferta de serviços de Atenção Básica para as famílias da comunidade, ao lado de ações de educação e vigilância em saúde com foco no combate à malária. O objetivo, segundo o gestor, é conscientizar os moradores para medidas de prevenção da doença, que teve aumento no número de casos na localidade.

“Estamos em fase de estiagem, com uma cota d’água quase 2 metros abaixo da do ano passado, e isso contribui para o aumento de casos”, aponta Rubens. “O intuito é sensibilizar a população para observar esse fator da natureza e evitar se expor nos horários de pico do mosquito transmissor da doença”.

Durante a ação, as equipes da Semsa Manaus vão ofertar consultas médicas e exames voltados para a malária, com atendimento imediato de pessoas diagnosticadas com a doença, além de curativos, aferição de pressão arterial e glicemia, avaliação de pé diabético, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), coleta de exame preventivo, dispensação de medicamentos e vacinação.

Atividades de educação em saúde também vão compor a programação, que terá uma exposição sobre o ciclo da malária, além de atividades lúdicas e recreativas para os pequenos.

“Vamos ter o tapete da malária, uma brincadeira na qual as crianças conhecem mais sobre a doença, como seu ciclo de transmissão e sintomas”, antecipa Rubens.

A ação vai alcançar 2 mil famílias que vivem na Nossa Senhora de Fátima e em comunidades próximas, entre elas Abelha, Santo Antônio e São José, contando com a atuação de 50 trabalhadores da gestão municipal, incluindo médicos, enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e de Endemias (ACEs), entre outros profissionais de saúde.

Doença

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por protozoários do gênero Plasmodium. Os principais sintomas são febre, que pode surgir e desaparecer em ciclos; suores e calafrios; dor de cabeça forte; náuseas e vômitos; dor muscular em todo o corpo; fraqueza e cansaço constante.

Em caso de suspeita da doença, o usuário deve procurar a unidade de saúde ou laboratório de malária mais próximo de sua casa, ou um agente de endemias.

As medidas de prevenção da doença incluem o uso de mosquiteiros, telas em portas e janelas, roupas que protejam braços e pernas, e repelentes nas áreas expostas do corpo. O cuidado deve ser redobrado nos horários de maior atividade do mosquito vetor, ao entardecer e ao amanhecer.

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa