Cmei Balbina Mestrinho recebe 8º Festival Olímpico da Educação Infantil da prefeitura

12/06/2023 17h02

Crianças do 1º e 2º períodos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Balbina Mestrinho, no bairro São José 2, zona Leste, da Prefeitura de Manaus, participaram nesta segunda-feira, 12/6, do 8º Festival Olímpico da Educação Infantil. O tema, desenvolvido pela Caravana da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi “Jogando, brincando e interagindo no mundo da fantasia”.

O objetivo é proporcionar atividades psicomotoras relacionadas ao conceito do “Olimpismo”, que valorizam a amizade, compreensão mútua, igualdade e a solidariedade, além de destacar a importância das brincadeiras para o desenvolvimento integral dos alunos.

Realizado em tempo integral, o evento contou com a participação de 238 crianças, entre 4 e 5 anos. A programação teve a entrada da tocha olímpica, acendimento da pira olímpica, além da ginástica da alegria, circuito das provas olímpicas, torneio de futebol, banho de chuveirão, entre outras atividades.

De acordo com a diretora da escola, Rita Aguiar, essa ação tem toda uma conotação pedagógica, envolvendo crianças, professores, pais e membros da Caravana da Educação Infantil da Semed.

“O circuito que fizemos, em torno da escola e também dentro das salas de aula, possibilita para as nossas crianças desenvolver a coordenação motora ampla, através das brincadeiras, das atividades lúdicas que a caravana veio, o que enriqueceu ainda mais o trabalho”, comentou Rita.

Segundo a coordenadora da Caravana da Educação Infantil da Semed, Natalie Cancelli, o evento já atendeu até agora 90 unidades de ensino, entre Cmeis, escolas mistas e as creches municipais, beneficiando mais de 25 mil alunos.

“A caravana idealiza o festival olímpico. O tema, a organização, enfim, orientam as professoras e os educadores dando um super direcionamento a mais. A gente pensa de uma forma, mas quando chega na escola está muito mais bonito, elaboram as provas, fazem com que as crianças participem, sempre tudo bem organizado”, concluiu Natalie.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Cleomir Santos / Semed