Prefeitura realiza Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) para alunos do ensino fundamental e EJA

Por Prefeitura de Manaus

29/04/2025 18h14

Icone audio
Avaliação de Desempenho

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 29/4, a 12ª edição Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), em 367 escolas municipais com alunos do 2º ao 9º ano do ensino fundamental e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A prova contou com a participação de mais de 162 mil estudantes e foi elaborada e revisada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed.

A ADE é uma avaliação de desempenho padronizada que acontece todos os anos na rede municipal, com conteúdo de Língua Portuguesa e Matemática e segue os moldes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é subsidiar a formulação e o monitoramento de políticas públicas para fornecer informações acerca do desempenho dos estudantes para auxiliar nas intervenções pedagógicas.

 A professora Márcia de Souza, da Escola Municipal República do México, informou que as provas dão base para detectar onde precisam melhorar e, assim, buscar o melhor desempenho com os alunos na rede municipal de ensino.

“Para mim, a maior importância na realização das provas externas é que nos dão base para verificar onde que nós podemos melhorar, quando vejo resultados das provas, principalmente dos simulados e da ADE, fazem com que eu verifique qual descritor que eu ainda preciso trabalhar um pouco mais. Eu vi no simulado passado que teve duas questões que quase todos erraram, então eu tenho que parar, verificar, voltar e ver qual sequência didática que posso melhorar”, declarou Márcia.

A assessora pedagógica Ana Paula Gama, destacou que muitas crianças têm um nível de leitura muito bom e reforçou que a realização da prova é fundamental para verificar o coeficiente das crianças.

“A prova ADE, é importante para verificar o coeficiente de aprendizagem das crianças, quais são as dificuldades? quais são os níveis que elas estão? Hoje, estou aplicando na turma do 5º ano. Pelo menos na turma que eu aplico, as crianças têm um nível de leitura muito bom e também um ótimo quantitativo de resultados”, disse Ana.

O aluno Heitor de Oliveira, 10, que gabaritou a prova de matemática, falou de sua experiência em realizar as provas, tanto os simulados como a ADE. “Eu acho que as provas, elas realmente são muito boas. Eu já fiz o 2° e 3º simulado, não lembro se fiz o 1°, mas, cara, eu gosto muito dessas experiências, as questões são muito boas, gostei bastante dos simulados, acho que foi o melhor até aqui. E também tem o 6º tempo, que é um reforço e me ajudou bastante, eu comecei a compreender mais os assuntos e cheguei até aqui”, finalizou Heitor.

Importante

A avaliação contou com 706 assessores da Sede da secretaria e das Divisões Distritais Zonais (DDZs) que foram os aplicadores, em turmas de 5º e 9º ano, os quais realizarão o Saeb em 2025. De 36.123 estudantes, 1.737 turmas de 5º e de 9º ano responderam ao Questionário Socioeconômico, 92 estudantes com baixa visão receberam provas ampliadas nas fontes 18 ou 24 e, 43 estudantes com cegueira, baixa visão ou visão monocular foram acompanhados por ledores e/ou transcritores com a parceria dos assessores pedagógicos da Gerência da Educação Especial (GEE).

— — —

Texto – Jorgiane Castinares / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCc9bX