Prefeitura de Manaus leva assessoria pedagógica ao espaço indígena Wekt Dtpoa
29/04/2025 22h20


Com o compromisso de fortalecer a educação diferenciada nas comunidades tradicionais, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 29/4, uma ação de assessoramento pedagógico no Espaço de Estudo da Língua Materna e Conhecimentos Tradicionais Indígenas Wekt Dtpoa, localizado na comunidade indígena Barreirinha, às margens do rio Cuieiras.
A iniciativa tem como objetivo acompanhar de perto o trabalho dos educadores que atuam em áreas indígenas, respeitando os contextos culturais e fortalecendo as práticas pedagógicas com base nos princípios da educação indígena.
Durante a visita, a gerente da Educação Escolar Indígena da Semed, Eneida Afonso, destacou a importância do assessoramento contínuo para garantir uma educação de qualidade.
“A presença da secretaria nas comunidades, reafirma nosso compromisso com uma educação, que respeita a identidade dos povos originários. Estamos aqui para somar e apoiar cada professor em sua missão”, afirmou.
A atuação da secretaria consiste em oferecer ferramentas e orientações pedagógicas, respeitando as especificidades de cada comunidade. Cabe ao professor indígena, que conhece a realidade local, adaptar essas ferramentas e conduzir o trabalho conforme a vivência de seu povo.
Eneida também ressaltou que muitos dos cadernos utilizados hoje foram produzidos por professores indígenas e viabilizados com apoio de editais culturais.
“Esses livros e cadernos que temos hoje foram impressos por conta do apoio à cultura. Neste ano, a secretaria vai produzir novos cadernos, tanto para uso escolar quanto para apoio às práticas culturais também”, complementou.
O professor Samuel dos Santos, responsável pelo espaço pedagógico na comunidade Barreirinha, destacou como o apoio recebido tem contribuído para seu trabalho.
“Antes, eu não sabia como fazer o trabalho com as duas línguas dentro da sala de aula. O apoio dos assessores pedagógicos abriu minha mente. Comecei a evoluir, a melhorar minhas ideias, compreender melhor como trabalhar. A gente não tinha muita compreensão sobre algumas coisas, mas esse apoio foi muito bom. Hoje já consigo fazer um trabalho mais completo com os alunos”, afirmou.
Como parte da ação, foi entregue ao educador da comunidade um kit de apoio pedagógico contendo apagador, pincel de lousa, canetas, borrachas, um planner e uma garrafa de água, itens simples, mas fundamentais para o dia a dia em sala de aula.
A Prefeitura de Manaus segue atuando para fortalecer a educação indígena, reconhecendo o papel dos professores como agentes fundamentais na preservação da cultura e no desenvolvimento das futuras gerações.
— — —
Texto – Jordana Rodrigues / Semed
Fotos – Divulgação / Semed