Alunos da rede municipal aprendem remo em projeto educativo

20/05/2023 16h08

Mais de 70 alunos da Prefeitura de Manaus tiveram, neste sábado, 20/5, um dia de aprendizagem diferente, com  entretenimento e conhecimento sobre o remo. O projeto é desenvolvido, de forma independente, há mais de 40 anos, pelo professor de Educação Física, Manasseh Barbosa, em uma balsa “ferry boat”, no 4º Centro de Geoinformação do Quartel do Exército, no bairro Santo Antônio, zona Oeste. Há dois anos, o projeto foi incorporado ao programa Minha Escola Saudável, da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A novidade este ano é a entrada de acadêmicos de Educação Física, a partir de uma parceria da Semed, por meio do Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi), com a faculdade Estácio do Amazonas, que permitirá a inserção de mais alunos ao projeto.

O principal objetivo é oferecer qualidade de vida mais saudável aos alunos, a partir do esporte, como explicou a coordenadora Regina Márcia Santos. “Nosso foco principal é desenvolver atividades esportivas para alunos com diabetes ou obesidade, mas é lógico que todos os demais estudantes são bem-vindos. Ele é um programa que agrega e fortalece ainda mais a preocupação da atividade física com os nossos alunos. Atualmente, beneficia quase mil alunos entre 10 e 15 anos”, explicou Regina.

O remo é desenvolvido com aproximadamente 130 alunos, do 5º ao 8º ano das escolas Raimundo Nonato Pinheiro, Aristides Barreto, Joaquim Gonzaga, Dian Kelly e Guilherme Barbosa Barker. O projeto tem ainda um papel social, pois são promovidas rodas de conversas para falar de forma pedagógica de assuntos, como cultura, valores e princípios humanos, comportamento no meio social e bullying.

Todas as atividades são realizadas sob o comando de Manasseh Barbosa, referência da modalidade no Amazonas. Ele conquistou vários campeonatos, entre eles, um título mundial como técnico. Para ele, o remo também pode ajudar na mudança de comportamento dos alunos.

“O remo é o esporte mais completo que existe. A modalidade trabalha as partes aeróbica e anaeróbica, além da disciplina. Eu ensino uma técnica muito importante para o aprendizado, que é a de olhar e o ouvir. Aqui também, por exemplo, ensino a matemática e inglês, por meio dessa modalidade, ou seja, trabalhamos o esporte de forma interdisciplinar, envolvendo várias matérias que eles estudam em sala de aula. E, posso até dizer que as crianças saem daqui diferentes, mais ligadas e atentas”, destacou.

Aprovação

A ação deste sábado contou com a presença da acadêmica do 4° período de Educação Física, Elinelza Negreiro. Para ela, esse programa amplia e aprofunda todos os conceitos técnicos das atividades físicas.

“Quando a gente fala em Educação Física, a gente pensa que é só a parte muscular, da pessoa que está em uma academia, por exemplo, mas não é só isso. A educação física abrange todas as áreas, além do desenvolvimento da pessoa em sociedade. Então, acho muito interessante esse projeto, porque ao mesmo tempo que os alunos estão aprendendo sobre um esporte, eles estão interagindo socialmente, aprendendo algo diferente. Isso é maravilhoso para a vida deles e para o desenvolvimento total do corpo deles”, disse a universitária.

A estudante Erika Santos, de 13 anos, que está no 8º ano do ensino fundamental, na escola municipal Guilherme Barker, é uma prova que o projeto de remo não está só ensinando a prática da modalidade esportiva, mas também aspectos como atenção, raciocínio lógico e disciplina.

“O remo é muito importante na minha vida, com ele comecei a interagir mais com as outras pessoas, passei a correr mais rápido, a nadar melhor, hoje até ajudo o professor a ensinar a remar. Eu também passei a ter mais disciplina e concentração para estudar matemática, por exemplo”, disse Erika.

Texto – Emerson Santos/ Semed

Fotos – Divulgação Semed