Prefeitura de Manaus orienta para atualização vacinal e pedido de declaração antes da volta às aulas

Por Prefeitura de Manaus

14/01/2026 13h37

Icone audio
Vacinação #paratodosverem – Criança, ao lado do Zé Gotinha, recebendo vacinação de profissional da Semsa

Antecedendo a volta às aulas, a Prefeitura de Manaus orienta os pais a levar crianças e adolescentes em idade escolar para atualização vacinal em uma das unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A rede municipal conta com mais de 170 salas para aplicação das vacinas do calendário nacional e emissão da declaração de atualização vacinal dos jovens, requerida para matrícula nas unidades de ensino.

Conforme a gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, pais e responsáveis que não receberam a declaração de atualização ao vacinar os filhos nas unidades da rede básica, a partir de dezembro passado, ou ainda não pediram o documento, devem comparecer com os jovens em uma das salas de imunização da secretaria, levando documentos oficiais de identificação, CPF e cartões de vacina.

“A equipe de saúde vai avaliar a situação vacinal da criança. Se ela tiver vacinas em atraso, vai receber as doses faltantes no local. Ou, se estiver com a vacinação em dia, a equipe apenas emitirá a declaração de atualização vacinal da criança”, explica a gerente.

Isabel ressalva que a declaração só será emitida caso a criança tenha recebido todos os imunizantes e doses preconizados pelo Ministério da Saúde, conforme a sua faixa etária.

“Aí se incluem as vacinas contra a Covid-19 e contra a dengue, que são ofertadas em unidades específicas da Semsa. Se a criança estiver com uma delas em atraso, a família deve buscar uma dessas unidades para a atualização vacinal e emissão da declaração”, esclarece.

Isabel reforça que as vacinas constituem a forma mais eficaz de proteção contra doenças infecciosas graves, como tétano, sarampo e poliomielite. A atualização vacinal, aponta ela, assegura que o sistema imunológico da criança desenvolva a resposta protetora adequada às doenças, permitindo um crescimento saudável.

“É um dever dos pais imunizar suas crianças, pois elas têm o direito à saúde assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e quem negligencia esse direito pode sofrer inclusive sanções legais”, enfatiza.

Unidades

Isabel Hernandes informa que a vacina contra Covid-19, indicada para crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, está disponível em 62 unidades da Semsa. O imunizante contra a dengue, incorporado na rede municipal e indicado para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, está disponível em 81 unidades. Todas as demais vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde são ofertadas nas 174 salas de vacina gerenciadas pela secretaria na capital.

“Qualquer vacina pode ser encontrada em unidades de saúde em todas as zonas geográficas de Manaus, nas áreas urbana e rural, incluindo ao menos uma unidade de horário ampliado em cada zona”, aponta a gestora.

Para consultar as unidades que ofertam doses contra Covid-19, dengue e demais vacinas do calendário nacional, orienta Isabel, basta acessar o endereço www.manaus.am.gov.br/semsa/unidades/vacinacao/ e selecionar a lista de salas com o imunizante desejado.

Atualização

A comprovação de atualização vacinal é obrigatória no ato da matrícula de crianças e adolescentes até 18 anos de idade nas unidades da rede pública e particular de educação, conforme a Lei Municipal nº 528, de 22 de dezembro de 2022.

Segundo a norma, o aluno deve ter o cartão de vacina atualizado, abrangendo todas as vacinas consideradas obrigatórias, de acordo com o Calendário de Vacinação da Criança e o Calendário de Vacinação do Adolescente, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.

Na falta da comprovação, os pais ou responsáveis devem regularizar a situação em até 60 dias, ocorrendo comunicação imediata ao Conselho Tutelar após esse prazo.

#paratodosverem – Criança indígena segurando medicação para vacinação

— — — 

Texto – Jony Clay Borges/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa