Prefeitura investe mais de R$ 240 mil nos Prêmios Literários Cidade de Manaus

28/09/2023 10h42

Considerado um dos mais importantes do país, o edital ‘Prêmios Literários Cidade de Manaus’ ganhou notoriedade e representatividade nos 1.000 dias de gestão do prefeito David Almeida, alcançando a marca de 2.243 inscrições de artistas de todo o país e investimentos de R$ 240 mil. O prêmio é realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura).

Na área da cultura, a prefeitura também já beneficiou mais de 10,6 mil artistas com patrocínio de obras e formação de novos artistas, além de fomentar o empreendedorismo cultural com os editais formativos “Manaus Faz Cultura”, “Manaus Pró-Cultura” e a “Lei Paulo Gustavo”, nos três anos da atual gestão. Também incentiva artistas e fomenta a cultura local, com o Plano Municipal de Cultura, inserindo Manaus no Sistema Nacional de Cultura (SNC), um marco na história cultural da cidade, dentre outras ações.

As inovações em 2023 contam com reajuste no valor dos prêmios, passando de R$ 3 mil e R$ 5 mil para R$ 8 mil por obra; criação de uma nova categoria regional: o prêmio Djalma Batista, destinado ao melhor texto de temática amazônica, além disso, todas as obras serão impressas, não apenas as vencedoras.

Este ano, as obras vencedoras de 2021 foram impressas e publicadas pela prefeitura de Manaus e os artistas/escritores participaram de uma noite de autógrafos. A tiragem inicial das obras impressas foi de 200 exemplares, das quais 10% ficam com os autores e 50% serão distribuídos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) às escolas e bibliotecas públicas.

Uma das beneficiadas com o edital, a poetisa Grace Cordeiro, autora do livro “Sublingual: Cactos flutuantes”, falou da importância e da valorização que a gestão do prefeito David Almeida está dando à cultura e aos artistas.

“É muito bom esse diálogo entre a gestão do prefeito David Almeida, da prefeitura com os artistas. É a valorização do artista e da cultura. É muito bom estar ampliando os espaços culturais e as oportunidades para os artistas. Valorizando e dando-lhes um meio de sobrevivência e visibilidade diante da população, do país e do mundo”, disse a poetisa.

Sobre sua obra, ela comenta: “É uma homenagem ao feminino, às artistas, às escritoras, às filósofas que me influenciaram, um resultado de 20 anos, desde quando eu participava do grupo de haicai Samaúma, da Rosa Clemente e Anibal Beça”.

Valorização dos artistas

Para o prefeito David Almeida, o edital Prêmios Cidades de Manaus resgata a autoestima, principalmente, dos artistas amazonenses que concorrem com escritores de todo o país.

“Nós queremos valorizar cada vez mais os nossos artistas, nossos escritores, nossa cultura. E o Prêmio Cidade de Manaus faz um resgate, principalmente, da autonomia e da autoestima dos nossos escritores que sofreram muito com a pandemia. Foi uma das categorias mais afetadas financeiramente e agora nós estamos vivendo um novo momento na cultura da nossa cidade”, ressaltou o prefeito

O diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, destacou que a cultura de Manaus ganhou um novo olhar da gestão do prefeito David Almeida e que “ Os Prêmios Literários” é mais uma ação de fomento e fortalecimento da cultura, tanto em Manaus quanto no Brasil.

“O trabalho do prefeito David Almeida com a cultura, com os artistas, não está apenas no discurso, mas na prática. Com esse projeto, conseguimos fortalecer não apenas os nossos artistas locais, mas também fomentar a literatura em nível nacional. Essa é uma, dentre diversas ações para o setor da cultura, seguindo orientação do prefeito David Almeida de fortalecer esse segmento”, afirmou Cardoso.

De acordo com o presidente do Concultura, Tenório Telles, a Prefeitura de Manaus segue trabalhando com o propósito de promover a cultura na cidade de Manaus, valorizando as diversas expressões artísticas.

“Esse trabalho é uma evidência do compromisso da gestão com o segmento da literatura. Foi como um concurso nacional, com ampla participação de escritores de todas as regiões e que ajuda significativamente na promoção e divulgação nacional da cidade de Manaus”, disse.

Números

Antes da atual gestão, o ‘Prêmios Literários Cidade de Manaus’ estava suspenso. Em 2021, bateu recorde de inscrições, desde que foi criado, alcançando 876 concorrentes.

Em 2022, foram 676 inscritos, obtendo a maior presença de escritores do Amazonas (170), superando os Estados de São Paulo (123), Minas Gerais (62) e Rio de Janeiro (55) – Entre os nove premiados, três foram de amazonenses.

Já em 2023, o edital alcançou 691 inscritos e superou o número de 2022, com 181 obras de escritores amazonenses, superando São Paulo (108); Rio de Janeiro (71) e Minas Gerais (56).

Outros Estados: Bahia, com 37 inscritos; Ceará, com 29; Rio Grande do Sul, com 26; Distrito Federal, com 19; Pernambuco, com 18; Santa Catarina, com 18; Pará, com 15; Goiás, com 13; Maranhão, com 12; Paraíba, com 8; Mato Grosso, com 3; Mato Grosso do Sul, com 3; Tocantins, com 2; Alagoas, com 1; e Sergipe, com 1.

Este ano, as categorias mais procuradas pelos escritores foram poesia; literatura infantojuvenil, romance ou novela; contos; teatro; crônicas; temática amazônica; ensaio; memória e jornalismo literário e ensaios de tradições populares.

Texto – Moara Cabral / Manauscult

Fotos – Clóvis Miranda / Semcom