A ManausCult

Nossa História

As políticas públicas no âmbito da cultura na cidade de Manaus aconteceram no período de 1983/1986, com a criação da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Lazer – SEMCLA. Na época, os assuntos concernentes ao segmento da Cultura eram geridos pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED, órgão da Prefeitura de Manaus, subordinado ao Ministério da Educação – MEC, em âmbito federal.

Em 1985, com a criação do Ministério da Cultura – MinC, o setor cultural ganhou representatividade no cenário político-administrativo brasileiro e, consequentemente, os planos e projetos culturais tornam-se factíveis, devido aos interesses públicos e sociais prementes e à disponibilização dos recursos necessários.

Na administração 1989/1993 foi decretada a extinção da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Lazer – SEMCLA (1992); e a criação de novo órgão gestor, a Fundação Villa Lobos – FVL, de estrutura política, financeira e administrativa mais ágil, através da Lei nº 175, de 10/03/1993, com o objetivo de realizar a difusão, fomento e promoção cultural na Cidade de Manaus.

Em 2007, foi decretada a extinção da Fundação Villa Lobos – FVL, seguida da criação do novo órgão cultural, a Secretaria Municipal de Cultura – SEMC.

Em 2009, devido à reforma administrativa, a Secretaria Municipal de Cultura – SEMC e a Fundação Municipal de Turismo – MANAUSTUR são fundidas e, assim, nasce a Fundação Municipal de Cultura e Turismo – ManausCulT, conforme a Lei nº 1.321, de 16 de abril de 2009.

Integrada ao cenário cultural da Cidade de Manaus, a Fundação Municipal de Cultura, Eventos e Turismo – ManausCult está localizada no Les Artistes Café Teatro, Av. 7 de Setembro, Nº 377, Centro, Zona Sul. Entre as diversas competências da entidade estão, entre outras:

• A promoção, a coordenação, o planejamento e a execução das políticas públicas com ações voltadas a projetos e programas relacionados com a valorização e o resgate da Cultura, bem como a preservação do patrimônio histórico, arqueológico, paisagístico, documental e artístico no âmbito da Cidade de Manaus;

• A realização de programas educacionais comunitários;

• A manutenção de locais de exposição cultural e artística e de museus;

• O fomento à criação e à valorização de iniciativas de produção cultural na Cidade de Manaus, com apoio a intercâmbios culturais;

• A concessão de bolsas de estudo e de ajudas de custo para o aperfeiçoamento de especialistas voltados à geração e à difusão de conhecimentos úteis ao processo de desenvolvimento artístico, educacional, científico e tecnológico;

• A administração dos espaços culturais da Cidade de Manaus;

• A identificação, valorização e proteção dos bens de interesse artístico e cultural;

• A celebração de convênios, contratos, acordos de cooperação técnica, termos de parceria e outros instrumentos jurídicos com pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, em âmbito nacional ou internacional, respeitada a legislação vigente.