Prefeito faz balanço da primeira noite do ‘#SouManaus 2023’ e destaca público de mais de 170 mil pessoas

06/09/2023 20h44

Mais de 170 mil pessoas participaram da primeira noite do maior festival de artes integradas do Norte do país, o “#SouManaus Passo a Paço 2023”, realizado pela Prefeitura de Manaus, no centro histórico da cidade. O balanço do evento foi feito pelo prefeito David Almeida, nesta quarta-feira, 6/9, durante coletiva de imprensa.

Segundo o chefe do Executivo Municipal, a primeira noite do festival foi um sucesso e já se consolida como um evento de sucesso para todos os públicos.

“Ontem nós tivemos um espetáculo surreal, nós vamos ter que nos esforçar muito para igualar e ultrapassar no ano que vem a noite passada. Nós já estamos em tratativas para que possamos oferecer na próxima edição mais do que entregamos este ano. Nós tivemos, no perímetro de 44 mil quadrados, mais de 170 mil pessoas circulando, e hoje a estimativa é a mesma e a gente vai torcer para que a gente alcance”, garantiu Almeida.

Na ocasião, o prefeito acentuou, também, o objetivo de colocar Manaus na mira das cidades de grandes eventos, devido ao sucesso da execução do “#SouManaus 2023”.

“É um crescente a cada ano, ano passado foi um sucesso, este ano está sendo um megassucesso e nós queremos continuar nesse crescente, porque Manaus merece grandes eventos. Esse povo é ordeiro, ontem veio para o evento, veio para brincar, veio para se divertir, não tivemos registro de furto, de roubos, de problemas, de confusão, de brigas, foi uma festa ordeira, bem nos moldes do povo desta cidade, povo que gosta da arte, que gosta da cultura”, completou.

Monitoramento

Durante todo o festival, o Centro de Cooperação da Cidade (CCC) trabalha de forma integrada com todo o colegiado municipal e mais de 110 câmeras, de última geração, fixas e móveis, do modelo PTZ (Pan, Tilt e Zoom) e Multisenssor panorâmica, que realizam o monitoramento 24 horas, em todo o perímetro do centro da cidade. Além do monitoramento por câmeras, o CCC também realiza o monitoramento aéreo, por meio de dois drones que sobrevoam nos sete palcos e nos demais espaços de entretenimento comum à população.

O novo sistema de monitoramento inteligente faz reconhecimento de pessoas e veículos em movimento. A implementação desse videomonitoramento é novidade e está modernizando os procedimentos de fiscalização em todas as zonas da capital amazonense.

Integraram o colegiado da Matriz de Responsabilidade do ”#SouManaus 2023”, representantes das esferas municipais, estaduais e federais: a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Segurança Pública (Seagi/SSP-AM), Polícia Militar (PM-AM), Polícia Civil (PC-AM), Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Secretaria Municipal Limpeza Urbana (Semulsp), Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Casa Militar, Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Vara da Infância e Juventude Infracional (TJ-AM), Secretaria de Estado e Gestão (Sead), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), UGPM-Energia (Seminf), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP/AM), Estado e Administração Penitenciária (Seap), Polícia Técnico-Científica (DPTC-AM), Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Secretaria de Estado Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), Assistência Social (Seas), Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus) Saúde (Semsa e SES).

Segurança

As equipes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), também trabalham para a execução de festival tranquilo. Na primeira noite, servidores da pasta interceptaram e prenderam, em flagrante, um indivíduo de 33 anos, comercializando pulseiras falsificadas na entrada de um dos palcos do evento. O fato ocorreu por volta das 21h. Em seguida, o infrator foi conduzido à Delegacia Móvel da Polícia Civil do Estado, onde foram realizados os procedimentos cabíveis pela autoridade policial competente.

Texto –  Beathriz Torres / Semcom, Samira El kebbe / CCC e Divulgação / Semseg

Foto – Dhyeizo Lemos / Semcom