Prefeito comemora sucesso social do ‘#SouManaus 2023’ durante entrega simbólica de 102 toneladas de alimentos arrecadadas

20/09/2023 14h47

O prefeito de Manaus, David Almeida, cumpriu, nesta quarta-feira, 20/9, mais uma etapa importante do “#SouManaus Passo a Paço 2023”. Além do sucesso obtido durante os três dias de evento, o maior festival de artes integradas do Norte do Brasil segue fazendo história, desta vez, de cunho social, com a distribuição de 102 toneladas de alimentos arrecadadas durante a troca por pulseiras. A entrega simbólica aconteceu na sede da Casa Militar, localizada na Vila da Prata, zona Oeste.

Na ocasião, o prefeito David Almeida salientou a importância e o sucesso do #SouManaus, uma vez que mais de 40 mil pessoas serão beneficiadas com esses alimentos arrecadados, que foram divididos em mais de 8 mil kits, que serão distribuídos para instituições de apoio social.

“Quero agradecer a população que nos auxiliou e ajudou no evento. Isso aqui faz parte daquela troca de alimentos por pulseiras e é a finalização da parte social do evento. Ontem, tivemos o encerramento da parte ambiental com mais de 200 mil garrafas PETs de todos os tamanhos, que foram arrecadadas e doadas para associação de catadores. Nós fizemos bem ao meio ambiente, agora fizemos bem à população, com a entrega desses kits alimentares, frutos desse grande evento chamado #SouManaus”, enfatizou Almeida.

Realizado durante os dias 5, 6 e 7 de setembro, a edição 2023 foi marcada pelos grandes espetáculos musicais proporcionados por cantores famosos como Humberto Gessinger, Zeca Pagodinho, Kevin o Cris, Marina Sena, e o DJ internacional David Guetta. No total, de acordo com dados da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), mais de 420 mil pessoas passaram pelo festival, que aconteceu no Centro Histórico de Manaus.

Para o chefe do Executivo municipal, o festival cumpriu todos os seus objetivos, elevando o nome da capital amazonense e colocando a cidade na rota dos grandes eventos musicais do mundo.

“O evento cumpriu com a sua estratégia e o seu papel, que é a parte social, ambiental, cultural, social e a gastronomia. São artes integradas e ações integradas. Vale destacar que seis toneladas de arroz serão distribuídas pelas cozinhas da prefeitura, que servem 1.200 pessoas por dia. Os demais itens vão compor oito mil kits alimentares, que servem até 40 mil pessoas por uma semana. O #SouManaus cumpre com todas as suas etapas de forma positiva. Assim podemos ver o tamanho e a importância do evento #SouManaus. Isso nos dá a sensação de dever cumprido e nos desafia a superar em 2024 o que foi esse evento em 2023”, ressaltou o prefeito.

Nesta quarta-feira, por meio do Fundo Manaus Solidária (FMS) e da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), seis instituições foram beneficiadas com os kits. São elas: Borboletas Azuis; Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (EAMAAR); Coletivo de Mulheres da Cultura; Centro de Formação Vida Alegre; Instituto do Alvorada do Estado do Amazonas; e Vila da Barra.

Para o titular da Manauscult, Osvaldo Cardoso, os resultados obtidos pela edição 2023 do #SouManaus credibilizam a Prefeitura de Manaus a alçar novos voos e planejar um festival ainda maior para o próximo ano.

“Graças aos resultados obtidos pelo festival, não temos dúvidas que o #SouManaus foi o maior evento já realizado no nosso Estado. Tivemos três dias de uma grande festa e a população abraçou, comemorou e se divertiu. São momentos que ficarão para sempre na história da nossa cidade e a população pode ter certeza que isso só nos motiva a trabalhar mais, para que o evento de 2024 seja ainda maior”, finalizou.

Texto – Thiago Fernando / Semcom

Fotos – Ruan Souza / Semcom