Prefeitura de Manaus prioriza qualidade de vida para idosos de toda a cidade

20/09/2023 16h04

Ao longo dos 1.000 dias da gestão do prefeito David Almeida, a Política Municipal do Idoso alcançou grandes investimentos na qualidade de vida da pessoa idosa, com a implantação do projeto “Viver na Terceira Idade”. Ao todo, mais de 2,6 mil idosos já são atendidos pelas ações da Prefeitura de Manaus em toda a cidade.

A tão buscada expansão dos projetos e atividades que visam a qualidade de vida dos idosos na capital foi concretizada em 2022. Desde o ano passado, a Fundação Doutor Thomas (FDT) descentralizou as atividades oferecidas dentro do Parque Municipal do Idoso (PMI), levando-as para nove associações e grupos de idosos de diferentes zonas geográficas da cidade.

A atenção à Política Municipal do Idoso, executada pelo órgão, também levou a Prefeitura de Manaus a criar e reformular projetos que auxiliam na qualidade de vida desse público. Entre eles, o projeto “Viver Bem na Terceira Idade”, que oferece lazer, convívio social, ocupação e recreação, fomentando iniciativas para a inclusão social do idoso, além de qualificar o padrão de envelhecimento por meio do esporte.

O idoso Itamar Pereira, 74 anos, frequentador do núcleo “Viva Mais”, sediado no bairro Japiim, zona Sul, conta que, a partir do projeto, teve a chance de fazer atividades pela primeira vez. “Eu nunca tive a chance de me exercitar. Aqui onde eu moro sempre é muito difícil ter. Fiquei tão feliz quando soube dessa possibilidade, fiz a inscrição e, hoje, faço parte do grupo. Aqui tem até passeio, já conheci o Teatro Amazonas, fiz novas amizades e até meu sono melhorou. Esse grupo mudou minha vida”.

Promover o bem-estar

Pensando em chegar ao público que não consegue participar das atividades do Parque Municipal do Idoso, o projeto Viver Bem foi criado em 2022, promovendo lazer, convívio social, ocupação e recreação para nove associações e grupos de idosos de Manaus. Já atendeu as zonas Sul, Norte, Leste, Oeste e Centro-Oeste, totalizando mais de 600 idosos atendidos em nove núcleos.

“Buscar qualidade de vida dos idosos nos bairros é a meta da gestão. Queremos atender o maior número de idosos, para que todos tenham acesso às atividades. É meu compromisso promover o bem-estar da terceira idade, para que eles tenham um envelhecimento saudável”, salientou o prefeito de Manaus, David Almeida.

A diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho, destacou a importância das ações da Política Municipal do Idoso, de disponibilizar esse projeto diretamente em núcleos.

“A descentralização dessas atividades, normalmente oferecidas pelo PMI, e que agora chegam até idosos de vários pontos da capital, é de extrema necessidade no momento em que vivemos. O Parque do Idoso atende aos idosos da zona Centro-Sul. Mas o idoso que mora em outro ponto da cidade também quer ter um espaço para suas atividades, quer cuidar da saúde. Por isso, damos tanta importância e atenção a esse projeto, de levar qualidade de vida a todos os idosos da capital, sem medir esforços. É a missão do prefeito David Almeida”, ressaltou.

Com previsão para outubro de 2023, a partir de uma emenda parlamentar do senador Omar Aziz, o projeto Viver Bem vai dobrar a quantidade de núcleos atendidos, de nove para 16 núcleos, levando qualidade de vida para mais de mil idosos em todas as zonas da cidade.

Texto – Fábia Lima / FDT

Fotos – Clóvis Miranda / Semcom e Divulgação / FDT