Prefeitura de Manaus registra mais de 14 mil solicitações de transferência designadas às unidades de ensino da rede municipal
14/01/2026 18h52
#paratodosverem – Servidora da Semed durante verificação de documentos
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que, até o meio-dia desta quarta-feira, 14/1, foram registradas 14.334 solicitações para o processo de transferência na rede municipal de ensino, de acordo com o boletim de dados divulgados pela empresa Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam). No total, foram 37.893 transferências de alunos nas redes públicas de ensino do Estado e dos municípios de Manaus, Iranduba e Coari.
Segundo a Prodam, o sistema apontou um pico de 15 mil acessos simultâneos no processo de transferências. Do total de solicitações, 89% das inscrições foram realizadas pela internet, por meio do site matriculas.am.gov.br, com predominância de acessos feitos por dispositivos móveis.
Só na rede municipal de ensino, o processo de transferências designou 14.334 às unidades de ensino da Semed. Para o secretário municipal de Educação, Júnior Mar, o número das primeiras 12 horas demonstra a confiança na educação municipal e no sistema de matrículas.
“O número expressivo de mais de 14 mil solicitações de transferência registradas nas primeiras 12 horas demonstra a confiança da população na rede municipal de ensino e a eficiência do sistema de matrículas. Esse resultado é fruto de um planejamento responsável. A Semed segue acompanhando todo o processo para garantir que os estudantes sejam devidamente alocados e tenham assegurada a continuidade de seus estudos”, afirmou.
Para o diretor técnico da Prodam, Salim David, houve um grande número de procura, mas sem quaisquer dificuldades para quem procurava realizar sua transferência.
“O pico de acessos ocorreu dois minutos após a abertura do sistema, quando foram registradas mais de 15 mil reservas. Nesse momento, o sistema já contabilizava 4.146 solicitações concluídas. Não tivemos nenhuma intercorrência registrada até o momento”, comentou.
— — —
Texto – Paulo Rogério / Semed
Fotos – Eliton Santos/ Semed


