Prefeitura de Manaus realiza treinamento com os gestores da rede municipal sobre o ‘Diário Digital’

Por Prefeitura de Manaus

15/03/2024 13h15

Icone audio

Gestores da rede municipal de ensino, da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram, nesta sexta-feira, 15/3, do “Treinamento do Diário Digital”, no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira da secretaria, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. A programação da qualificação segue no dia 22 deste mês, envolvendo aproximadamente 230 diretores, entre os antigos e novos educadores de todas as zonas geográficas da cidade, que trabalham com 150 mil alunos do 3º ao 9º ano do ensino fundamental no ano letivo deste ano.

Em 2021, o “Diário Digital” iniciou como projeto-piloto com algumas escolas municipais. A partir de 2022, foi implantado na rede na modalidade de ensino do 6º ao 9º ano, sendo ano passado ampliado para o 4º e 5º ano e, este ano, destinado aos alunos do 3º ano. A meta é a integração com os meios tecnológicos da secretaria, facilitando o processo ensino-aprendizagem e otimizando as atividades com o uso do “Diário Digital”.

Dentre algumas melhorias do diário, estão a qualidade das informações relativas aos registros realizados pelos docentes, automatização no registro da frequência dos estudantes, dos conteúdos lecionados, das avaliações aplicadas e notas dos estudantes, celeridade nas informações referentes a movimentação dos estudantes (remoção, transferência), entre outros benefícios.

Fundamental

Com alunos da educação infantil e do 1º ao 9º ano, o diretor Raimundo Fernandes, da escola municipal Manoel Adriano, localizada na AM-010, ramal São Francisco, quilômetro 42, zona rodoviária, considera as informações do encontro fundamentais para o seu trabalho na escola.

“É muito importante esse treinamento, porque o conhecimento nunca é demais. O ‘Diário Digital’ agiliza o trabalho do professor, evita o acúmulo de papel, e é muito prático. Nosso prefeito David Almeida e a secretária da Semed, Dulce Almeida, têm dado muita importância às escolas rurais, inclusive nós temos a internet que facilita muito o nosso trabalho, e o uso do diário digital tem sido muito importante em nosso dia a dia na escola”, salientou.

De acordo com o diretor Alex Pimenta, da escola municipal Dr. Raimundo Nonato de Magalhães Cordeiro, bairro Novo Aleixo, que vai participar pela primeira vez do treinamento, o aprendizado sobre o diário é imprescindível, ainda mais para sua escola, que atende 1,3 mil alunos do 1º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“O diário já conhecemos, porém, o treinamento vai contribuir ainda mais no meu conhecimento. O ‘Diário Digital’ é algo pontual na vida do professor, que veio para melhorar os registros, além de extrema importância para a vida escolar, do docente e da escola como um todo. Por exemplo, podemos ter uma análise global de como a escola está evoluindo no processo de ensino e aprendizagem, ali eu tenho os gráficos, consigo mensurar a frequência dos alunos, as notas que estão tirando”, citou.

De acordo com o gerente de Documentação e Auditoria Escolar (GDAE) da Semed, Orleanzio Lima, o trabalho da Semed vem para dar apoio pedagógico, para dinamizar o trabalho nas unidades escolares, em prol de uma educação de qualidade.

“Em 2023, nós fizemos o treinamento com os professores. Agora, no início de 2024, estamos chamando os diretores das unidades de ensino. Esse treinamento vem agregar e auxiliar os diretores a acompanhar os professores quanto ao registro de frequência e conteúdo dos estudantes. Vem dinamizar os serviços, vem tirar a burocracia de muito papel. Com isso, a secretaria vem ganhando com a valorização do profissional. O ‘Diário Digital’, na gestão do prefeito David Almeida, vem agregar mais benefícios para os profissionais da educação”, explicou.

— — —

Texto – Paulo Rogério/ Semed

Fotos – Ulisson Santos/ Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBhE13