Prefeitura divulga programação de incentivo à literatura infantil na biblioteca municipal João Bosco Pantoja Evangelista

Por Prefeitura de Manaus

16/04/2024 13h13

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura Turismo e Eventos (Manauscult), realizará uma programação alusiva ao Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, que acontecerá na biblioteca municipal João Bosco Pantoja Evangelista, nos dias 18/4 e 19/4, das 9h às 12h, e à tarde, das 14h às 16h30, nos dois dias.

A Manauscult programou atividades que visam despertar nas crianças o interesse e o gosto pela leitura. “Nossos pequenos devem ser estimulados, constantemente, a partir da literatura. Esse mundo lúdico dos livros proporciona a eles entrar em contato com vários mundos diferentes, sem que, necessariamente, tenham que viajar de fato”, explicou o diretor de Cultura da Manauscult, Wallace Almeida.

A comemoração do Dia do Livro Infantil, na biblioteca municipal João Bosco Pantoja Evangelista, terá na programação: exposições, visitas guiadas, contação de histórias com a “Bruxinha Lepap”, desenho, pintura, leitura, oficina de origami, gincana literária, entre outras atividades que incentivem as crianças a tomarem gosto pela literatura.

A programação aguarda crianças das redes municipais e estaduais, e da comunidade no geral, com faixa etária definida para crianças de 7 a 12 anos de idade.

Data comemorativa

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado no dia 18 de abril, instituído pela Lei nº 10.402, de 8 de janeiro de 2002. A data exalta a importância da leitura literária para crianças e celebra o escritor Monteiro Lobato, o importante autor de obras infantis que marcou gerações de leitores.

Em Manaus, a Lei nº 1.219, de 14 de março de 2008, instituiu a semana “Monteiro Lobato de Literatura Infantil”, anualmente comemorada de 15 a 21 de abril, com o objetivo de incentivar peças teatrais e leituras inspiradas nas obras infantis do autor e de outras obras que exaltam a literatura voltada às crianças.

— — —

Texto e fotos – Divulgação /Manauscult