Escola da Prefeitura de Manaus incentiva produção de curtas-metragens com projeto pedagógico
04/11/2025 19h49
#paratodosverem – Alunos e professores assistindo curta-metragem produzido durante projeto
A escola municipal Magnólia Frota, da Prefeitura de Manaus, localizada no conjunto Renato Souza Pinto, na zona Norte, promoveu o “1º Festival de Curtas-Metragens” do projeto “Educacurta”, com uma competição de vídeos de curta-metragem de cinco minutos, produzidos por estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental. As produções abordaram temas históricos: a chegada da Família Real ao Brasil, apresentada pelos alunos do 8º ano, e a Segunda Guerra Mundial, encenada pelos discentes do 9º ano.
A atividade tem como objetivo promover o aprendizado de forma criativa, divertida e tecnológica, estimulando a criação e o pensamento crítico dos alunos. O projeto também busca valorizar a educação e a leitura, além de incentivar que os estudantes saibam contextualizar períodos históricos, integrando-os de maneira interdisciplinar com os demais componentes curriculares.
Idealizado pela professora Ana Paula Atroch, o projeto busca incentivar o uso da tecnologia e a interdisciplinaridade. Segundo ela, o “Educacurta” também pretende despertar o interesse dos alunos por áreas como comunicação e audiovisual, em sintonia com as diretrizes do novo ensino médio.
“O projeto começou em sala de aula, com a criação dos roteiros e a produção dos vídeos curtos. Ao todo, foram produzidos 24 vídeos durante as seletivas até chegarmos à etapa final. Hoje, estão sendo apresentados os oito melhores: quatro do 8º ano e quatro do 9º ano. Assim como o novo ensino médio já propõe o contato com possíveis profissões desde cedo, buscamos oferecer aos alunos do 8º e 9º ano um direcionamento digital, voltado à comunicação, ao audiovisual e até a outras áreas. Como este é um projeto piloto, teremos novos direcionamentos nas próximas edições”, explicou Ana Paula.
As equipes foram formadas por até sete integrantes, que puderam escolher entre os gêneros documentário, jornalismo, drama ou comédia. Durante o desenvolvimento, os alunos utilizaram o Centro de Tecnologia Educacional (CTE) da escola que integra a Secretaria Municipal de Educação (Semed), para elaborar os trabalhos, reforçando o foco do projeto também na área de tecnologia.
De acordo com Ana Paula, os vídeos foram, primeiramente, exibidos para um júri de professores, que escolheram dois vídeos por turma para participar da etapa final.
Experiência
Uma das participantes foi Anabelly Leão, de 13 anos, aluna do 8º ano A. Ela contou que sua experiência com o projeto piloto foi desafiadora e prazerosa ao mesmo tempo.
“Foi uma experiência bem desafiadora, já que eu nunca tinha trabalhado com curta-metragem e, além disso, nós mesmos confeccionamos nossas roupas, totalmente do zero, usando materiais recicláveis. Gostei muito porque aprendi a mexer com edição de vídeo. Achei bem legal”, contou Anabelly.
Outra participante, Mariah Matos, de 15 anos, aluna do 9º ano A, destacou a importância de iniciativas como o “Educacurta”.
“Eu gostaria que os professores oportunizassem mais momentos como esse, porque é algo diferente, divertido e que ajuda os alunos a se comunicarem e se socializarem mais. Foi uma experiência que agregou muito à escola e ao ambiente escolar, na minha opinião”, afirmou Mariah.
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Texto – Emerson Santos/Semed
Fotos – Eliton Santos/Semed


