Prefeitura de Manaus prorroga prazo do ISS percentual por instabilidade no sistema

Por Prefeitura de Manaus

11/02/2026 12h01

Icone audio
#paratodosverem – Prestadora de serviço em página para emissão do ISS percentual

A Prefeitura de Manaus prorrogou o vencimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) referente à competência de janeiro de 2026. A medida foi oficializada por meio do Decreto nº 6.780, publicado na edição nº 6.250 do Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira, 10/2.

Conforme o decreto, o ISSQN sujeito à alíquota percentual, recolhido por prestadores ou tomadores de serviços, que venceria nesta terça-feira, 10/2, passa a ter novo prazo de pagamento até o dia 20 de fevereiro de 2026.

A prorrogação foi adotada em razão de instabilidades identificadas na geração das guias para pagamento do imposto. Conforme explicou o subsecretário da Receita da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), Arminio Pontes, a medida garante segurança jurídica e tranquilidade aos contribuintes que enfrentaram dificuldades técnicas.

“Os contribuintes, as empresas que estejam tendo alguma dificuldade na geração do DAM (Documento de Arrecadação Municipal) para recolhimento do ISSQN fiquem tranquilos que poderão realizar ainda o pagamento até o dia 20”, disse o subsecretário, ao informar que a equipe técnica da Semef já trabalha para restabelecer totalmente a normalidade do sistema.

— — —

Texto – Anderson Farias/Semef

Foto – Divulgação/Semef