Prefeitura de Manaus inicia atividades do ‘Jogo Simbólico’ na educação infantil
01/10/2025 13h24


Por uma educação que une ludicidade e valores para a formação das crianças, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu início, nesta quarta-feira, 1º/10, à programação do “Jogo Simbólico”, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria da Fé Anzoategui, localizado no bairro Riacho Doce, zona Norte da cidade.
Mais de 50 alunos do 1º e 2º período participaram da abertura do projeto, que faz parte da “Caravana da Educação Infantil” e tem como tema deste ano “Histórias de Fantasia: uma aventura na educação infantil”. O projeto é considerado uma das principais ações da caravana e será realizado ao longo do mês de outubro, em alusão ao Mês das Crianças.
O “Jogo Simbólico” é fundamentado nas teorias de Piaget e Vygotsky e utiliza os contos de fadas como estratégia para trabalhar a ludicidade e, principalmente, o desenvolvimento moral da criança.
De acordo com Alexandre Romano, coordenador da “Caravana da Educação Infantil”, o diferencial está na participação ativa dos alunos.
“O ‘Jogo Simbólico’ não é uma dramatização e nem teatro. As crianças interagem, tornam-se personagens junto com a gente e vivenciam uma experiência simbólica, onde são protagonistas do processo. Com os personagens, medos e ansiedades, eles vão trabalhando seus dilemas e aprendendo sobre o certo e o errado. A mensagem que fica é a importância de sempre fazer coisas boas”, destacou.
A gestora do Cmei Maria da Fé, Ismênia Alves, também ressaltou a relevância da iniciativa. “Esse projeto é muito importante para trabalhar a parte lúdica das crianças. Hoje elas vivenciaram o universo da fantasia, dos contos, entendendo a diferença entre o bem e o mal. A caravana traz essa dinâmica para enriquecer a formação das crianças e fechar esse processo de forma significativa”, afirmou.
Quem também aprovou a atividade foi a aluna Gabriela Silva, de 5 anos, do 2º período, que participou do jogo com entusiasmo.
“Gostei muito, porque tinha princesa e herói, e a gente venceu o vilão! Foi muito legal brincar com todo mundo”, disse, sorrindo.
Ao todo, serão realizadas 11 apresentações em diferentes unidades de ensino, sempre às quartas, quintas e sextas-feiras, com a meta de alcançar aproximadamente 2.000 crianças.
Com a abertura no Cmei Maria da Fé, a “Caravana da Educação Infantil” inicia uma jornada que une fantasia e aprendizado, levando magia, valores e formação cidadã para centenas de crianças da rede municipal.
— — —
Texto – Jordana Rodrigues/Semed
Fotos – Eliton Santos/Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCvT9X